Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zita Seabra. "Daqui a um ano, vai estar cá a 'troika' outra vez"

10 nov, 2015 - 12:25 • Pedro Mesquita e Redacção

A antiga dirigente do PCP, e também ex-deputada da PSD, não duvida do empenhamento e seriedade dos parceiros do PS, mas não acredita que o governo de esquerda dure muito tempo. Porque é "muito frágil" e porque vai sofrer o choque com a realidade.

A+ / A-

A antiga dirigente comunista Zita Seabra entende que o acordo de governação à esquerda resulta de "uma mera ambição de poder" e antevê "um governo muito frágil".

A também ex-deputada do PSD acredita que PCP e Bloco de Esquerda vão respeitar os compromissos assumidos com o PS, mas não acredita da durabilidade do governo, por força do choque com a realidade que terá de enfrentar.

Nesta entrevista à Renascença, Zita Seabra deixa ainda a "profecia" de que a "troika" estará de volta dentro de um ano.

Como será um Governo socialista, com apoio parlamentar do PCP e Bloco de Esquerda?

Creio que vai ser um Governo muito frágil. Aquilo que se vê, anunciado pelo PS, PCP e Bloco de Esquerda, é uma série de medidas que não são fiáveis nem possíveis, porque a realidade é o que é e os números são o que são. É esta a realidade que vai bater neste Governo.
Conhece o PCP. O partido teve que colocar algumas questões que considera essenciais "na gaveta". Parece-lhe que o PCP poderá, em algum momento, fazer cair este Governo?
Eu acho que isso não se vai colocar assim. Vai-se colocar, primeiro que tudo, o problema da TAP e o problema do défice. E é essa realidade que vai bater num Governo que está a fazer promessas, como a subida do salário mínimo e a redução do IVA, que não são possíveis nem reais. É apenas uma mera ambição de poder. O PCP vai-se defrontar com isso. É um partido tipicamente sindical. E o que vai acontecer à TAP? Preocupa-me imenso. São milhares de trabalhadores que lá trabalham e que vão ficar numa situação frágil.
António Costa não estaria mais seguro se tivesse, no próprio Governo, elementos do PCP e do Bloco de Esquerda?
Eu tenho ideia que o compromisso desses partidos era maior se estivessem no Governo, obviamente. Estando de fora, podem responsabilizar mais facilmente o Partido Socialista.
O PCP e o Bloco de Esquerda poderão vir a não cumprir essa palavra dada a António Costa?

E o próprio Partido Socialista também não. Eu acho que o Governo vai cair muito em breve. Mais breve do que aquilo que eu tenho visto, porque não é uma questão de palavra. Este Governo não é sólido. Vai cair, já que está assente em "pés de barro". Tenho muita pena, porque daqui a um ano, vai estar cá a troika outra vez.

Cavaco Silva tem alguma alternativa para não indigitar António Costa?

Eu penso que não tem, mas creio que o futuro Presidente da República vai ter como primeira tarefa dissolver a Assembleia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Olha quem é ela....
    12 nov, 2015 Lx 18:18
    ...então vem agora também mandar bitaites?....tão caladinha que andava, que há uns tempos até tinha ouvido dizer que a senhora tinha falecido.... Sim senhora...é uma boa pessoa para dar palpites, com certeza...coerente nas suas ideologias, ponderada nas suas escolhas...
  • Olha!
    10 nov, 2015 Lis 16:39
    Só cá faltava esta! Por onde tem andado até agora? Continua a virar latas?
  • maria peregrina
    10 nov, 2015 maia 16:25
    "...o compromisso desses partidos era maior se tivessem no Governo..." TIVESSEM OU ESTIVESSEM?

Destaques V+