Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Maria de Belém considera Marcelo “muito exuberante” para Presidente

10 nov, 2015 - 00:48

Candidata presidencial considera que, se o programa de Governo for rejeitado, Cavaco Silva deve convocar o Conselho de Estado e dar posse a uma solução alternativa e estável.

A+ / A-

A candidata presidencial Maria de Belém Roseira considera que o seu adversário Marcelo Rebelo de Sousa é “muito exuberante” para ser chefe de Estado.

“Marcelo Rebelo de Sousa é uma pessoa que, pela sua inteligência e brilhantismo, é um criativo, mais do que um criador”, disse a antiga ministra socialista, esta segunda-feira à noite, no Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia.

“É uma pessoa muito exuberante. Considero que não é esse o tipo de personalidade que casa bem com as funções de Presidente da República. Será que Marcelo Rebelo de Sousa se sentiria bem num fato tão espartilhado. Eu acho que ele não se sentiria confortável naquilo que é um formato que tem de ser muito contido, porque um Presidente da República não pode fazer nem demais nem de menos, tem que fazer na justa medida. É preciso serenidade, paciência, experiência de vida e contenção e Marcelo Rebelo de Sousa, com todo o seu brilhantismo, tem alguma dificuldade.”

Maria de Belém considera que caso se verifiquem as moções de censura ao Governo e a situação política nacional fique num impasse, o Presidente da República devia convocar o Conselho de Estado.

A candidata às eleições presidenciais confessa que aceitaria uma solução alternativa de Governo, desde que a estabilidade ficasse garantida.

“Se a solução que me fosse apresentada tivesse condições de estabilidade, deveria ser, porque para o país é muito mais prejudicial não ter Governo e, portanto, é uma solução perfeitamente legítima dentro do quadro constitucional.”

“Cruzando o facto de termos de cumprir obrigações europeias e termos um quadro de estabilidade parlamentar, pois o Presidente da República pode, perfeitamente, nomear um Governo que saia com uma composição diferente daquela que é a decorrência imediata dos resultados eleitorais”, defende Maria de Belém.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • R.Mendes
    10 nov, 2015 Lisboa 17:53
    Mas que figura, é um dez rés de gente, nem figura tem
  • morabe
    10 nov, 2015 gondomar 16:19
    Cara maria de belém, não sente que nem o seu PS a escolheu...? gostaria que houvesse uma Presidente, mas assim tão doce, não.
  • Mafurra
    10 nov, 2015 Lisboa 14:17
    Ser cinzentão ou ser uma "matraca" não interessa. Desde que seja do "laranjal" ! ! !
  • Fernando Magalhães
    10 nov, 2015 Massamá 11:26
    O Marcelo pode ser exuberante, mas cada pessoa tem o seu estilo...
  • 10 nov, 2015 11:25
    Parece que esta Senhora não tem mais preocupações e objectivos do que denegrir Marcelo Rebelo de Sousa. Eleve o discurso!
  • joao
    10 nov, 2015 aveiro 11:18
    esta afirmação é de quem não tem nada para dizer ou então considera que o PR seja uma pessoa discreta e que nao se dê por ele....como ela
  • 10 nov, 2015 11:03
    O que é que esta Senhota havia de dizer?????? Este País cheio de Problemas mas TODOS querem os lugares de "Topo" Estranho......Né????????
  • JOSE SANTOS
    10 nov, 2015 Lisboa 10:49
    Isto faz-me lembrar aquela canção dos esquerdistas "eles querem tudo, eles querem tudo e não deixam nada" já agora ponham os partidos a substituir os funcionários públicos, etc. etc, chega de golpadas!.
  • Carlos Costa
    10 nov, 2015 Santarem 10:49
    Ó D.Maria tome lá conta da sua candidatura e deixe as dos outros para os próprios!!!! Governe só a sua casa.
  • COITADINHA!!!
    10 nov, 2015 10:39
    Há uns anos num lar de idosos da Guarda, uma idosa boquiaberta com Maria de Belém disse: "ai coitadinha... é tão pequenina...". A idosa na altura referia-se à estatura, mas decorridos tantos anos... dou-me conta que também é muito pequenina noutros aspetos. Já agora... uma pequenina que não serviu para ministra da saúde, muito menos servirá para presidente da república. É caso para dizer" CRESCE E APARECE!!!.

Destaques V+