Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PAN. Animal, uma pessoa ou uma coisa?

09 nov, 2015 - 17:42 • João Carlos Malta

André Silva, deputado do PAN, teve a estreia parlamentar com uma série de reivindicações ao primeiro-ministro. Passos mostrou abertura para analisar o estatuto jurídico do animal.

A+ / A-

O único deputado do PAN, André Silva, estreou-se esta segunda-feira num debate parlamentar e elogiou o programa de Passos Coelho pela “nova atenção que dedicou à protecção animal”. Mas questionou: "Haverá revisão do estatuto jurídico do animal? Será que vão deixar de ser coisas?"

Passos deu os parabéns ao deputado do PAN pela eleição e respondeu com um “nim”: “Não podem ser tratados como pessoas e também não como coisas. Há experiências noutros países que podemos aplicar”, disse Passos.

Outra das matérias que esteve em cima da mesa foi a dedução em sede de IRS das despesas com animais de companhia.

O primeiro-ministro diz que no “IRS já hoje há despesas de natureza transversal”, que quem tem animais de companhia pode utilizar. Mas, salvaguarda Passos, “não é igual às pessoas”. "Na situação em que estamos não haverá espaço para isso".

André Silva fez ainda questões a Passos sobre as terapias não convencionais no sector de saúde, o sector das águas, a protecção das crianças da violência tauromáquica e o milho transgénico.

Passos concluiu a intervenção dizendo que há espaço para discutir todas as matérias levantadas pelo PAN.

“Base identitária” de Governo é mais importante que “aritmética”
“Base identitária” de Governo é mais importante que “aritmética”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    10 nov, 2015 Santarém 22:47
    Este deputado parece começar mal e à boa maneira dos partidos de esquerda com reivindicações extravagantes que ás vezes até dá para rir, este talvez continue assim porque não fará parte de nada, os outros por força do apoio que terão que prestar ao senhor Costa talvez acalmem um pouco e em breve se vão aperceber que afinal a realidade é bem diferente das ilusões imaginárias e do paraíso prometido.
  • VICTOR MARQUES
    10 nov, 2015 Matosinhos 11:21
    Eu, nesta coisa de animais, não percebo grande coisa. Só sei que a certos cães , pela sua lealdade e esperteza, só lhes faltam falar e que a certas pessoas só lhes faltam ladrar...

Destaques V+