Tempo
|
A+ / A-

Nobel da Paz vence eleições em Myanmar

09 nov, 2015 - 10:32

Partido no poder já reconheceu a derrota. Aung San Suu Kyi mostra-se confiante, mas apela à calma.

A+ / A-

O partido da líder da oposição em Myanmar, Aung San Suu Kyi, venceu as eleições de domingo, tendo conseguido mais de 90% dos assentos parlamentares.

O partido no poder já reconheceu a derrota nas primeiras eleições livres dos últimos 25 anos. “Perdemos”, admitiu o presidente do Partido da União e da Solidariedade, Htay Oo, em entrevista à agência Reuters.

Os resultados em cada círculo eleitoral começaram a ser divulgados pela comissão eleitoral na noite de domingo e o total dos 12 círculos foram ganhos pela Liga Nacional para a Democracia, liderada pela Nobel da Paz, Suu Kyi.

Esta segunda-feira de manhã, o porta-voz do partido, Win Htein, anunciava “mais de 70% dos assentos em todo o país” ganhos. Na mesma altura, Aung San Suu Kyi mostrava-se confiante, mas pedia calma.

“É muito cedo” para felicitar os candidatos da LND, afirmou na varanda da sede do partido, em Rangum.

Nesta altura, a vitória já está confirmada.

Nas últimas eleições gerais, em 1990, a LND obteve 59% dos votos e conquistou 81% dos assentos no parlamento, mas Suu Kyi foi detida pouco antes das eleições e colocada em prisão domiciliar, o que a impediu de assumir o Governo.

Acabou por viver quase 15 anos detida e foi uma das mais notórias prisioneiras políticas do mundo. Foi libertada em 13 de Novembro de 2010, depois de forte pressão internacional. A 1 de Abril de 2012, foi eleita deputada pela Liga Nacional pela Democracia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    09 nov, 2015 Cacém 10:52
    Deus lhe dê forças para mudar o que se pode e coragem para aceitar o que não se pode. Bom Senso para saber a Diferença Aung San Suu Kyi já o tem.....

Destaques V+