Tempo
|
A+ / A-

PCP diz "sim" a governo de iniciativa do PS

08 nov, 2015 - 19:07 • Carlos Calaveiras

Jerónimo de Sousa espera que Cavaco Silva não inviabilize a solução que vai ser apresentada pelo PS, com apoio de PCP e Bloco.

A+ / A-
PCP diz "sim" a governo de iniciativa do PS
PCP diz "sim" a governo de iniciativa do PS

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, confirma que o comité central do partido deu, por unanimidade, o “sim” a um Governo de iniciativa do PS.

No final da reunião da direcção comunista, que durou cerca de oito horas, Jerónimo de Sousa referiu que “estão asseguradas as condições para derrubar o Governo PSD/CDS e assegurar o Governo do PS” e estão também “reunidas as condições para garantir legislatura duradoura”.

Na conferência de imprensa, interrompida várias vezes por problemas de som, o líder comunista reafirmou ainda que vai avançar uma moção de rejeição contra o Governo de coligação PSD/CDS.

Jerónimo acrescentou que Cavaco Silva não tem razões para não dar posse à solução que vai ser apresentada pelos socialistas, após a queda do Governo liderado por Passos Coelho. "O PCP reafirma que não há nenhuma razão política ou institucional que possa ser invocada pelo Presidente [da República] para questionar essa solução governativa", declarou.

O secretário-geral do PCP acrescentou que o partido não impôs o seu programa, mas sem prescindir do seu programa”, mas que há uma "posição conjunta" com o PS. "A abordagem e avaliação recíproca entre o PS e o PCP permitiu identificar um conjunto de matérias onde é possível assegurar uma acção convergente".

Ainda segundo Jerónimo de Sousa, prevê-se uma cerimónia de celebração do acordo com o PS para "muito em breve".

O PS ainda reúne ainda este domingo a sua Comissão Política, pelas 21h30, no Largo do Rato, em Lisboa, depois de a Comissão Nacional ter aprovado este sábado o "Programa de Governo para a XIII Legislatura", proposto pelo secretário-geral, António Costa, após negociações com BE, PCP e PEV.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Soares de Pinho
    09 nov, 2015 Gafanha da Nazaré 12:38
    Estou ansioso por ver no parlamento as atuações das bancadas do PCP e BE, estando de acordo com tudo, depois de tantos anos contra tudo e mais alguma coisa. Até deve dar sono. Que grande lavagem aos cérebros.
  • luis pró
    09 nov, 2015 lx 11:37
    quando o PS pensa que está a diluir o PCP, vai na esquina o PCP entala o PS com exigências que são publicas e com muitos anos.
  • barros da costa
    09 nov, 2015 vila real 09:48
    finalmente portugal tenta construir uma REAL domocracia.Espero porem que os interesses instalados nao iimpeçam essa realizaçao .Se tal nao for conseguido so' restara' a Revoluçao . Ja' ha' muito tempo que nos obrgam a um triste sono.Vamos acordar e lutar pela dignidade de. ser livres e DIGNOS.
  • Finalmente!
    09 nov, 2015 Lisboa 08:56
    Estou feliz com este acordo. Obvio que não é o ideal. Como também é obvio que António Costa, esperto, matou 3 coelhos com esta sua atitude - A de levar o partido a governar; a de evitar a sua queda política, depois da fraquíssima prestação na campanha eleitoral; e a de detonar o próprio Coelho (Passos). Mas eu estou contente. A minha descrença na política PAF, já é total. Mais que descrença, os mal entendidos ao longo deste tempo, com constantes suspeitas dos resultados que dizem ter estarem manipulados, faz-me não acreditar numa palavra que dizem. Adicionalmente, não vejo competência na maior parte dos ministros PAF, para ocuparem tão exigentes lugares. Fiquei estupefacta com a atitude do ministro da Administração Interna, João Calvão da Silva, na situação de Albufeira. Acima de tudo, só vejo pobreza, muita dela envergonhada, como nunca vi antes, dado eu fazer voluntariado de ajuda social. Para mim, a pobreza piorou drasticamente com as políticas PSD/CDS. Indigna-me estarem paralelamente a serem comunicadas notícias de que os carros de luxo e as casas de luxo aumentaram as vendas nos últimos 2 anos. Indigna-me e revolta-me. Mas esta é a verdade! Se esta coligação PAF não sair do poder, o povo nunca vai sair da pobreza. E cada vez mais se vão ver as desigualdades sociais, com os ricos a ficarem ainda mais ricos, e os pobres mais pobres - Isto foi o que a política da coligação PSD/CDS provocou. Tudo o resto são balelas e "romantismo" para Inglês ver, na minha opinião.
  • Ana Paula Cabrita
    09 nov, 2015 Aljezur 08:35
    ... Adeus Portugal que vais a vela /Sem ao menos justiça teres para dar /Fomentas a treta e a balela/ Pobre nau que vai naufragar...Bye bye
  • José Soares de Pinho
    09 nov, 2015 Gafanha da Nazaré 08:19
    Farinha do mesmo saco, mas de qualidade rasca.
  • agostinho v couto
    09 nov, 2015 usa 02:59
    como portugues que reside fora de portugal a quase 30 anos corta'me o coracao ,, alma ver esta cambadad de inuteis ,, gente que nao e gente nao tem respeito nao tem sentimentos nao ,,amam a patria que os vui nascer,,infelizmente simplesmente ,,assaltantes so querem e governar'se a si propios ,,pobre gente sem dignidade nao olham a meios para obterem os seus objectivos ainda que o pais morra ,,afogado na pobreza , estes monstros nao olham a nada querem e encher'se ,,custe o que custar ,, pobre patria que deu a luz ,,semelhante ,,raca de ,,vermes pagara no futuro tudo o que se passa no presente e a historia ira falar ,,destes mesmos ,,vermes e monstros revestidos com ,,capas de salvadores da patria ,,irao por certo ,,morrer podres de ricos num pais que pouco falta para ,,morrer de fome e assim vai a minha ,,querida patria minha amada como dizia o nosso ,,inconfundivel CAMOES pois e mas nao ha mais nenhum igual a ele agora so da ,,peseteiros como de dizia aqui a uns anos atraz em espanha antes de aperecer o famoso ,,euro
  • Pronto!
    08 nov, 2015 Lisboa 22:39
    E agora derrubam o Governo da Coligação, e o Sr. Presidente da República convida o Dr. Costa. E o PS vai sozinho para o Governo, com os parceiros do lado de fora :-)))))). Claro que há condições para um Governo PS de 4 anos. Alguém duvida?! Só depende é das medidas ... e da capacidade acrobática do Dr. Centeno. Tirando esse "detalhe", e o "detalhe" das tais enormes pressões das instâncias internacionais (nisso a menina Catarina tem toda a razão), o Governo PS vai ser um sucesso. Não duvidam, pois não?
  • rosinda
    08 nov, 2015 palmela 22:36
    ninguem contava com este roubo nem as pessoas que votaram no bloco nem as pessoas que votaram no pcp o maior o culpado desta situaçao foi o costa felicitou o dr passos coelho na noite das eleiçoes assumiu a derrota e depois virou o disco ao prego !
  • joao
    08 nov, 2015 lisboa 22:24
    Viva o pcp agora vamos ter alguem que defenda os trabalhadores

Destaques V+