Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Situação bem dramática” no Brasil. Há 17 mortos e muita gente desaparecida na lama

06 nov, 2015 - 06:54

Duas barragens romperam e a água saiu com toda a sua força. Presidente Dilma Rousseff já colocou à disposição do governo de Minas Gerais todos os meios necessários para as operações de busca. Foi aberto um inquérito para apurar responsabilidades.

A+ / A-
Acidente em depósito de resíduos faz mais de uma dezena de mortos
Acidente em depósito de resíduos faz mais de uma dezena de mortos

Duas barragens de resíduos misturados com água, de um complexo mineiro em Mariana, no estado de Minas Gerais (Brasil), romperam, inundando de lama a pequena localidade de Bento Rodrigues.

Há 17 mortos confirmados, segundo revelou Adão Severino Júnior, dos bombeiros de Mariana, à rádio brasileira CBN, esta sexta-feira de madrugada.

“Pelo que estou vendo, a situação é bem dramática. Acredito que o número de mortos chegue aos 40”, afirmou, acrescentando que 80% de Bento Rodrigues está debaixo de um imenso lamaçal.

“Várias pessoas estão desaparecidas neste lamaçal, tanto trabalhadores como moradores daqui”, disse ainda.

Quem conseguiu fugir a tempo procurou refúgio em localidades vizinhas, que não foram afectadas.

Ricardo Vescovi, director-presidente da empresa mineira Samarco, assegurou num comunicado vídeo na página da empresa que duas barragens romperam, mas as causas são ainda desconhecidas.

“Neste momento, não podemos confirmar as causas e a completa extensão do ocorrido, bem como o número de vítimas. O nosso foco é a preservação da integridade das pessoas e do meio ambiente”, anunciou.

O Ministério Público já abriu um inquérito para apurar responsabilidades e a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, colocou à disposição do governo de Minas Gerais todos os meios necessários para as operações de busca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vittorio melzi
    30 nov, 2015 milano 10:38
    esta noticia tem que fiquar na primera pagina...para anos!! .... tristeza!

Destaques V+