Tempo
|
A+ / A-

Dois novos livros denunciam escândalos financeiros do Vaticano

04 nov, 2015 - 18:51 • Aura Miguel

As duas obras saem esta semana, mas algumas das alegadas revelações já começaram a ser divulgadas, incluindo gravações clandestinas, feitas com telemóvel, de reuniões privadas com o Papa.

A+ / A-

O Vaticano está-se a preparar para a edição, durante esta semana, de dois livros que prometem revelar polémicas e escândalos financeiros da Santa Sé.

Os dois livros incluem, por exemplo, documentos confidenciais com relatórios sobre gastos descontrolados e revelações sobre fundos de caridade com milhões de euros de onde não sai dinheiro para ajudar os mais pobres, mas para investimentos em acções e obrigações fora de Itália.

O livro “Avareza”, de Emiliano Fittipaldi, fala de fundações criadas para fins caritativos transformadas em sucursais económicas para aquisições de luxo e divulga o vasto património imobiliário do Vaticano espalhado não só por Roma, mas também em Itália, França, Grã-Bretanha e Suíça.

É dado grande destaque também para a alegada falta de controlo por parte da Santa Sé nas vendas de bens com imposto reduzido como tabaco, farmácia, supermercado e gasolina. Para aceder a estes bens no Vaticano é preciso um cartão especial. Neste momento há 41 mil utentes deste cartão, quando o Estado do Vaticano tem apenas 800 habitantes, 2.800 funcionários leigos e mil reformados.

Segundo relata o jornalista, a documentação proveniente de vários departamentos do Vaticano e relatórios dos revisores de contas – incluindo os da consultora Ernst & Young – chegou às suas mãos em várias caixas, através de um monsenhor não identificado, e grande parte da documentação é proveniente da estrutura económico-administrativa da Santa Sé, onde trabalhavam o padre espanhol Vallejo Balda e a italiana Francesca Chaouqui, detidos este fim-de-semana. Os interrogatórios no Vaticano prosseguem e o sacerdote espanhol continua preso.

Num outro novo livro, "Via Sacra”, de Gianluigi Nuzzi (que em 2012 divulgou os documentos roubados pelo mordomo de Bento XVI), são revelados relatórios secretos e gravações não autorizadas do próprio Papa durante uma reunião em que Francisco lamenta o aumento de funcionários na estrutura vaticana e mostra-se irritado pela derrapagem nas contas.

O director da Sala de Imprensa do Vaticano, o padre Federico Lombardi, comentou esta quarta-feira as revelações dos livros, dizendo que muitas delas já eram do conhecimento da Igreja e que continua o esforço por parte da Santa Sé, sob os auspícios do Papa Francisco, de reformar todo esse sector e torná-lo mais transparente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+