Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não há que chegue! Há muitos franceses a querer comprar casa em Portugal

04 nov, 2015 - 10:43 • Sandra Afonso

Tudo por causa das vantagens fiscais oferecidas pelo Estado. Empresários, investidores, reformados e apaixonados por Portugal estão dispostos a pagar bem, mas a oferta já está escassa. Algarve e Lisboa são as regiões preferidas.

A+ / A-

Há cada vez mais franceses a comprar casa em Portugal, mas o mercado já não consegue responder. A procura disparou, sobretudo nos dois últimos anos, e já supera a oferta.

O aumento da procura está relacionado com as vantagens fiscais que passaram a ser oferecidas pelo Estado e que, somadas ao clima português, trouxeram mais proprietários franceses para Portugal.

Os interessados não são apenas reformados, há também empresários, investidores e apaixonados pelo país. Estão ainda dispostos a pagar bem pelas casas... o problema é encontrá-las.

A Renascença falou com Cecília Gonçalves, proprietária de uma imobiliária há cerca de 30 anos, que em 2011 expandiu a empresa para França, para trazer clientes para o mercado português. Mas o grande salto no negócio deu-se em 2013, quando o Governo baixou os impostos para os estrangeiros que comprem por cá a sua segunda casa.

As vantagens “isentam [de impostos] os rendimentos auferidos no exterior e isso traduz-se, por exemplo, nas pensões de reforma das pessoas que trabalharam no sector privado”, explica.

Cecília Gonçalves confirma que também há investidores e empresários muito interessados no mercado imobiliário português, “porque está numa fase de crescimento e há reservas de mais-valias”.

Além disso, “há os amantes de Portugal, que descobriram a qualidade de vida que se tem aqui e vêm muitas vezes ao fim-de-semana”. Há depois “uma fatia de empresários que se instalam aqui, porque estão um bocado fartos da insegurança” vivida em França.

Algarve e Lisboa são as zonas preferidas

Estes clientes têm um "plafond" confortável, procuram casas novas ou reabilitadas e gastam, em média, 600 mil euros num apartamento em Lisboa e 360 mil euros nas moradias.

O problema é encontrar casas disponíveis. “Neste momento, e desde há um ano, sente-se nitidamente que há falta de produto que corresponda às expectativas destes clientes. Os apartamentos estão comprados bem antes das reabilitações e quando chegamos à conclusão da obra já estão vendidos há um ano. Portanto, há claramente uma procura maior à oferta”, lamenta Cecília Gonçalves.

A mediadora imobiliária expandiu a sua empresa agora para a Suécia, onde o número de interessados em Portugal ainda não é tão grande como em França, mas, garante, a tendência é de crescimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    23 nov, 2016 Barcelos 13:15
    Boa tarde para quem diz que não existem imóveis suficientes para os franceses comprarem, informo que aqui na zona de Braga, Barcelos e Esposende não faltam boas oportunidades para os franceses e até para os portugueses, para todas as bolsas e gostos. Todas as semanas vendemos casas, apartamentos, terrenos, rústicas, etc E para quem quiser vender ou comprar nestas zonas é só ligar directo 919 870 027- Jorge Carvalho
  • Ana Rama
    24 mai, 2016 figueira da foz 14:07
    Boa tarde,tenho uma moradia para venda ,no centro da Fig da FOZ
  • Isabel maria
    20 mai, 2016 Cascais 17:32
    Tenho um imovel venda t1 por 70 mil euros.. Negociavel enao pretendo agencias
  • Aldo Alexandre
    21 jan, 2016 Silves 10:53
    Poderiam fornecer o nome da agência? tenho moradia de luxo para venda no Algarve. Obrigado
  • M. Silva
    09 nov, 2015 Mar e Sol 15:37
    Agradecia que me fornecessem o nome da imobiliária de Cecília Gonçalves, tenho excelente moradia para venda perto do mar...
  • ana
    07 nov, 2015 Lisboa 20:19
    Agradeço infromem contacto da imobiliária de que a D. Cecilia Gonçalves se «lamenta» a dizer que não há oferta, pois dar-lhe-ei umas centenas, senão milhares de apartamentos e moradias para venda aos senhores franceses e afins. A menos que seja publicidade à D. Cecilia Gonçalves este artigo. Porque é manifestamente inexacto o teor quanto à falta de imóveis para venda. Pelo contrário! Grata. AC
  • virgilio ferreira
    06 nov, 2015 Rinchoa,concelho de Sintra 22:32
    Agradecia que me desse o nome e conctato da imobiliaria de Cecila Goncalvespara possiveis acordos na venda de uma moradia localisada no concelho de Sintra com vistas panoramicas do Palacio da Pena e serra de Sintra Obrigada. gradecia que me fornessa o nome e conctat da Imobiliaria de Cecila Goncalves, Obrigado
  • Zélia Pereira
    05 nov, 2015 Lisboa 15:19
    Agradecia que me fornecessem o nome da imobiliária de Cecília Gonçalves
  • Teodoro
    04 nov, 2015 Lx 16:34
    Zona Oeste é que tá a dar!! Perto de Lx, calma e barata.
  • Jorge
    04 nov, 2015 Lisboa 15:59
    Tenho um terreno para vender no algarve 350 m com autorização para construir com ruina com vizinhos franceses arrogantes que nem um corno, tenho ainda mais 10 mil metros quadrados de terras destribuidas pelo algarve com autorização para construir vista pro mar no campo para todos os gostos mas essas não vendo que ando a plantar oliveiras só para eviatr que essa gente venha para cá.

Destaques V+