Tempo
|
A+ / A-

Universidade Lusófona acolhe refugiados que queiram continuar a estudar

03 nov, 2015 - 08:01

Depois de avaliado o percurso académico, a pessoa poderá prosseguir os estudos numa “instituição do grupo Lusófona de forma completamente gratuita”.

A+ / A-

A Universidade Lusófona criou um gabinete específico para ajudar os refugiados que chegam a Portugal a prosseguir os seus estudos académicos. Cada caso, cada percurso académico será avaliado - os diplomas, as equivalências, a possibilidade de integração na universidade – tudo de forma gratuita.

“O que propomos é, não só fazer a avaliação do percurso académico que a pessoa traz, como se a pessoa quiser continuar esses estudos em alguma instituição do grupo Lusófona possa fazê-lo de forma completamente gratuita”, explica à Renascença Paulo Mendes Pinto, que coordena o gabinete de apoio ao refugiado criado pela universidade.

“Propomos apoiar todos os refugiados que cheguem a Portugal e que, ao abrigo do estatuto de refugiado, estejam enquadrados em instituições portuguesas”, adianta. E a rede de contactos com as instituições de acolhimento também já está a andar.

São elas que “irão fazendo chegar os casos de pessoas que deixaram os seus estudos a meio e que estão interessadas em retomar o seu tempo perdido”.

Para já, não há noção de quantos refugiados poderão estar ser candidatos a esta oportunidade, mas a Lusófona promete avaliar todos os casos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    04 nov, 2015 Lisboa 11:18
    é de 6 meses o curso?
  • Manuel
    04 nov, 2015 Lisboa 11:14
    Entretanto andei eu e outros a pagar dezenas de milhares de euros para pagar a minha educação.
  • JOSE PALHA
    04 nov, 2015 LISBOA 09:53
    VENHAM ELES !!!!!!!!
  • qw
    03 nov, 2015 LX 08:53
    Entretanto por cá há pessoas a ganhar o salário mínimo ou até desempregadas que gostariam de continuar a estudar mas não o conseguem fazer por dificuldades económicas... Tudo vai bem na terra de ninguém...

Destaques V+