A+ / A-

​Progressos na Turquia, relatório sobre o leste e previsões económicas de Outono

02 nov, 2015 - 13:22 • Anabela Góis

Às segundas-feiras, antecipamos a agenda Europeia dos próximos dias, numa parceria da Renascença com a Euranet Plus, a rede europeia de rádios.
A+ / A-
Olhar Europa (02/11/2015)
Olhar Europa (02/11/2015)

A semana começa com o rescaldo das eleições na Turquia, um país com importantes implicações na Europa. A União Europeia conta com a Turquia para desempenhar um papel maior no controlo de refugiados e para combater o autodesignado Estado Islâmico na Síria. Além disso a Comissão Europeia deve divulgar, nos próximos dias, um relatório sobre os progressos da Turquia e de outros países candidatos à União. Um relatório cuja publicação foi adiada para evitar ferir susceptibilidades em plena campanha eleitoral na Turquia, com quem Bruxelas está a tentar negociar um acordo no âmbito da imigração… já que um rascunho do dito documento revela retrocessos na Turquia em área cruciais como a liberdade de imprensa.

Ainda esta segunda-feira, Rui Machete, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, recebe em Berlim o Prémio Golden Victoria Europa 2015 atribuído a Portugal pela Associação de Editoras e Revistas Alemãs. A associação, que representa mais de 400 editores e seis mil publicações, decidiu distinguir Portugal por considerar o país “um bom exemplo na defesa dos valores europeus”. Na cerimónia será lida uma mensagem do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Está também prevista uma intervenção do comissário europeu para a Economia e Sociedade Digitais, Günther Öttinger.

O Presidente da Bulgária inicia hoje uma visita de Estado de dois dias a Portugal, a convite do Presidente da República. A Bulgária é actualmente um dos países da União Europeia na linha da frente da crise do afluxo em massa de refugiados. Também de visita ao nosso país está a Comissária dos Transportes. Violeta Bulc fica em Portugal até ao dia de amanhã.

Esta terça-feira é divulgado o relatório do Conselho da Europa sobre a situação no leste da Ucrânia. Um documento que pode influenciar a opinião da União Europeia sobre os separatistas pró-russos que controlam uma grande faixa da Ucrânia oriental.

Amanhã e depois, o responsável pela Economia da União Europeia está de visita à Grécia. Pierre Moscovici tem encontros marcados com o Primeiro-ministro Alexis Tsipras e vários funcionários-chave dos ministérios gregos das Finanças e da Economia. Esta deslocação acontece depois de – no último fim semana – o Banco Central Europeu ter feito as contas às necessidades da banca grega que precisa de ser recapitalizada.

Na quinta-feira, a Comissão Europeia publica as previsões económicas de Outono. Dados cruciais para avaliar se os países membros conseguem cumprir as metas previstas para este ano. Serão também os primeiros dados oficiais conhecidos sobre a situação económica da Grécia, depois da aprovação do terceiro resgate ao país. Perante o tom mais fraco dos últimos indicadores na Alemanha, a descida das expectativas para a economia global e a fraca evolução dos preços, antecipa-se que os novos números da Zona Euro revelem, de modo geral, uma revisão em baixa das previsões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.