Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo no Algarve. Associação critica má avaliação da Protecção Civil

02 nov, 2015 - 09:53

Presidente da Câmara de Albufeira estimou em "largos milhares de euros os prejuízos" causados pelas inundações de domingo.

A+ / A-
As inundações em Albufeira vistas pelas redes sociais
As inundações em Albufeira vistas pelas redes sociais

A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil criticou a Autoridade Nacional por não ter alterado domingo o estado de Alerta Especial Azul no Algarve, que estava sob Aviso Vermelho por previsão de chuva forte.

"A Asprocivil não entende como é possível que a ANPC, tendo conhecimento da previsão de condições de Risco Extremo (Aviso Vermelho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera) tenha mantido inalterado o estado de Alerta Especial Azul para aquela região", revela a Associação, num comunicado enviado à agência Lusa.

No documento, a Asprocivil refere que a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) devia ter aumentado o nível de alerta, já que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha colocado sob Aviso Vermelho - nível de situação meteorológica de risco extremo - o distrito de Faro, devido à previsão de chuva forte entre as 9h00 e as 15h00 de domingo.

Revela ainda a Asprocivil que a medida do IPMA alertou "o país e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) de que haveria a previsão de Risco Extremo de períodos de chuva forte e persistente".

No comunicado, a Asprocivil explica que, para a estrutura da Protecção Civil, o que conta "é o risco (definido em alertas pela ANPC) e não o perigo (definido pelo IPMA)", considerando que a "omissão de decisão certamente levou a que a organização de Protecção Civil (Agentes da Protecção Civil: Bombeiros, Autoridades, Serviços Municipais de Protecção Civil ) demorassem mais tempo a responder operacionalmente ao evento que se abateu no sul do país".

Desta forma, a associação apelou a que a Protecção Civil, em casos semelhantes - aviso de Risco Extremo - "avalie as vulnerabilidades do perigo apresentado pelo IPMA e defina o mais precocemente possível o risco, determinando o respectivo nível de alerta, seja em que dia, em que situação ou em que hora isto acontecer".

A Asprocivil adianta que, segundo informação divulgada pelo IPMA, entre as 5h00 e as 14h00 de domingo "choveram 102 litros (média habitual seria de 90 litros) por metro quadrado", acrescentando ainda de que "entre as 1200 e as 13h00 foi a hora em que mais choveu", sendo que os dados recolhidos indicam 20 litros por metro quadrado naquela hora.

Várias pessoas ficaram domingo desalojadas no concelho de Albufeira, no Algarve, devido às inundações provocadas pela chuva que fustigou a região, desconhecendo as autoridades o número exacto de pessoas afectadas, mas existe um homem desaparecido, tendo a viatura em que circulava sido encontrada submersa em Boliqueime, freguesia do concelho de Loulé, no Algarve.

O presidente da Câmara de Albufeira estimou esta segunda-feira em "largos milhares de euros os prejuízos" causados pelas inundações de domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ernesto
    02 nov, 2015 Lisboa 13:08
    Faz-me confusão que com um alerta VERMELHO para a região do Algarve os comerciantes a as pessoas não tenham tido o bom senso de salvaguardar os seus bens. Como é possivel ver esplanadas montadas, carrinhos de gelados, carros particulares, etc. estacionados em zonas que todos sabiam que íam ficar inundadas.
  • Jmartin
    02 nov, 2015 Lisboa 12:19
    Há para aí uns iluminados que dizem que o tempo é o único culpado, mas afinal há alguns culpados das Câmaras, pelos comentários da maioria das pessoas que comentam esta noticia... Alias o "Sr.João Semana" diz-se e contradiz... LOL Há ou não culpados ?
  • Dra.Quitéria Barbuda
    02 nov, 2015 Paço de Arcos 12:00
    Em Albufeira havia uma ribeira, até que chegou a Pólis, dirigida por um secretário de Estado do Ambiente chamado Pinto de Sousa, e a transformou na Avenida da Liberdade. Este fim-de-semana ficou a obra deste «engenheiro» visionário ficou à vista! http://bit.ly/1E8AieS
  • JOSE
    02 nov, 2015 AMARANTE 11:40
    O Senhor Presidente da Camara Albufeira disse na televisão de ontem, que vai haver Inquerito Interno, para averiguar responsáveis de origem Humana. Deveria ter dado instruções a Divisão de URBANISMO da Camara á muitos anos atras, para haver controlo, nos projectos de obras particulares, e no encaminhamento de aguas pluviais e sua descarga a locais proprios e com segurança, bem como o dimensionamento hidraulico feito por tecnicos habilitados credenciados.... Não chega só estar a aprovar projectos nas Divisões de Urbanismo só para receber dinheiro das taxas de Licenciamento
  • Joao Semana
    02 nov, 2015 11:38
    Na asprocivil alguém quer uns momentos de antena. Toda a gente sabe que a culpa foi da precipitação exagerada em curto espaço de tempo. Depois junta-se a impermebilização dos solos a montante e depois e acima de tudo controe-se em leito de cheia e ta feito o caldinho. QUERIA ERA VER QUEM É A CÂMARA QUE NÃO AUTORIZASSE CONSTRUÇÕES NESSES LOCAIS. Julgam que estmaos na Suiça em que toda a gente tem bom senso e actata o que as autoridades decidem. O prolema esta nas pessoas em Portugal ...... como sempre. Depois a culpa é sempre dos outros.
  • Hélia Leita
    02 nov, 2015 Galvana 11:16
    "/.../ choveram 102 litros (média habitual seria de 90 litros) por metro quadrado /.../" De facto, ontem choveu muito no Algarve; e não fico surpreendido ao saber que a precipitação foi superior a 100 mm (100 litros / m2). Surpreende-me, sim, é o erro crasso que o texto contém: se o normal seriam 90 mm então porque razão um aumento de apenas 10%-15% terá provocado cheias? Pela simples razão de a precipitação média ser cerca de 90 litros / m2 mas por mês (Novembro) e não por dia! Ou a Asprocivil se enganou no comunicado ou o jornalista se enganou a transcrevê-lo.
  • manoel
    02 nov, 2015 lx 11:15
    Se todos os anos houver cheias assim, as pessoas aprendem, não é preciso responsáveis!
  • josé teixeira
    02 nov, 2015 teixeira 11:11
    sim a graves problemas de urbanizaçao em Portugal! sim a muitos ! mas quem controla anatureza? se alguem sabe que o diga,porque sera bem recompensado.
  • Filipe
    02 nov, 2015 Martins 11:05
    Que mania de se culpar a protecção civil! A culpa é da Camara Municipal e do planeamento urbano deficiente!
  • leonardo messi
    02 nov, 2015 queluz 10:57
    os portugueses são mesmo o povo piegas

Destaques V+