Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Peça musical inspirada no "Livro do Desassossego" estreia em Lisboa

29 out, 2015 - 10:36

Obra é interpretada pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, sob a direcção de Joana Carneiro.

A+ / A-

A peça do compositor brasileiro Aylton Escobar, inspirada no "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, estreia esta quinta-feira, em Portugal, no âmbito da Temporada Gulbenkian de Música 2015/16.

Intitulada "A Rua dos Douradores -- litania da desesperança", a obra é interpretada pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, sob a direcção de Joana Carneiro.

A estreia desta obra em Portugal é a primeira, no âmbito da "parceria entre a Fundação Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, que prevê a estreia alternada de obras encomendadas a compositores portugueses e brasileiros", segundo a Fundação Calouste Gulbenkian.

Em comunicado divulgado pela instituição, o compositor brasileiro refere-se ao "Livro do Desassossego" como "o solilóquio de Fernando Pessoa, incomparavelmente mais denso na dor e na beleza". "Fui aprisionado pela suave e cruel sedução do que me contavam aquelas páginas", afirma o compositor, que recentemente celebrou 73 anos.

A estreia mundial desta obra aconteceu no passado dia 30 de Abril, em S. Paulo, no Brasil.

O programa do concerto na Gulbenkian - que será retomado na sexta-feira, no Grande Auditório -, que tem como solista a soprano Dora Rodrigues, inclui ainda "Danzón n.º 2", de Arturo Márquez, a ária Bachiana Brasileira n.º5, de Heitor Villa-Lobos, "Symphonic Dances", de "West Side Story", de Leonard Bernstein, e "Boléro", de Maurice Ravel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+