Tempo
|
A+ / A-

Guineense suspeito de ébola na Galiza aterrou em Lisboa

28 out, 2015 - 10:46

Viajou de avião para Portugal, de autocarro entre Lisboa e Porto e num novo autocarro para a Galiza, de acordo com as autoridades galegas de saúde. Dez pessoas, próximas do doente, estão em observação.

A+ / A-

O cidadão da Guiné Conacri internado em Vigo por suspeita de ébola aterrou no aeroporto da Portela, em Lisboa, tendo viajado de autocarro até à Corunha.

De acordo com informações avançadas em conferência de imprensa pelas autoridades galegas de saúde, o doente, de 24 anos, viajou de avião do seu país para Lisboa. Na capital, tomou um autocarro de passageiros até ao Porto, viajando daqui para a Corunha noutro autocarro.

Na conferência de imprensa dada na manhã desta quarta-feira mo hospital Meixoeiro, em Vigo, o centro galego de referência para esta doença onde o doente está internado, o subdirector geral de saúde e epidemiologia da Galiza, Xurxo Hervada, adiantou que o homem está clinicamente bem e que outras dez pessoas, próximas do doente ou que com ele contactaram, estão sob observação.

O guineense viajou do seu país com o objectivo de visitar a mulher, que tinha dado à luz há pouco tempo, na Corunha, onde reside. Depois de vários dias com febre, foi avaliado no hospital da Corunha e, de seguida, transferido para Vigo.

As análises feitas ao doente foram já enviadas para o Centro Nacional de Microbiologia de Madrid. Previsivelmente, os resultados deverão estar disponíveis nas próximas horas.

Um surto de ébola na África Ocidental, com início em Dezembro de 2013 e o mais grave desde 1976, provocou a morte a 11.312 e infectou 28.547 pessoas.

A quase totalidade dos casos mortais foi registada na Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    28 out, 2015 Lisboa 14:27
    Uma vergonha, neste País não se faz controlo nenhum a quem entra. Com um Governo de coligação da esquerda ainda há-de ser pior.
  • tuga
    28 out, 2015 lx 11:26
    é o k dá deixarem entrar toda a mrd no país, sem controlo nenhum!

Destaques V+