Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Sócrates impede notícias sobre Sócrates

28 out, 2015 - 00:41

Acção especial foi interposta nas Varas Cíveis de Lisboa,

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro José Sócrates recorreu à justiça para impedir notícias sobre a “Operação Marquês” onde é arguido, avança o jornal online “Observador”.

A defesa do antigo líder socialista interpôs uma providência cautelar para impedir a divulgação de factos do processo por parte do jornal “Correio da Manhã” e da revista “Sábado”.

Os advogados de José Sócrates já tinham ameaçado avançar para a justiça e acabaram mesmo por concretizar.

A acção especial foi interposta nas Varas Cíveis de Lisboa, tendo sido aceite por uma juíza daquele tribunal.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de Novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.

Sócrates esteve preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora mais de nove meses, tendo esta medida de coacção sido alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 4 de Setembro passado. A 16 de Outubro, o juiz Carlos Alexandre alterou a medida de coacção: Sócrates ficou a aguardar o desenrolar do processo em liberdade, com proibição de sair do país e de contactar outros arguidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    24 nov, 2015 palmela 00:16
    impede mas nao vale a pena impedir toda a gente sabe da vida dele e daquela bela familia o primo jose paulo bernardo pinto de sousa encontra-se em angola o funcionario da espingardaria coutada andava sempre de mala aviada !
  • bruno freitas
    29 out, 2015 braga 00:16
    Não sei se socrates tem ou não razao mas sei que o cm o grupo cofina gosta muito de inventar e estragar a vida de toda a gente.se isto fosse aplicado a todos os jornais iria aver muito mais respeito pelas pessoas.
  • Anónimo
    28 out, 2015 Sintra 23:41
    @ Armindo Serra - o problema é que o processo ainda está sujeit
  • lv
    28 out, 2015 lisboa 21:05
    Mas que jornaleiros mais asquerosos! que se saiba a decisão foi de uma juiza de um tribunal no cumprimento da lei. Certo?!
  • Fernando C.
    28 out, 2015 Rana 19:43
    Anónimo tem toda a razão. Seja qual for o caso, e quer gostemos do Sócrates, quer não, estes casos são resolvidos nos tribunais. Claro que continua a haver segredo de justiça, e se o jornalismo não fosse a trampa que é, os jornais limitavam-se a noticiar factos comprovados e a respeitar os direitos do cidadão. Ninguém os constituíu em juízes, e tudo o que vá além dos seus direitos jornalíscos é devassa da vida privada, difamação e calúnia. Infelizmente, as mesmas pessoas que não gostariam nada de ser vítimas de tal violação, atiram-se à uma contra as figuras com quem não simpatizam ou acham culpadas, mas isto pode algum dia virar-se contra o feiticeiro. É atentar contra os seus próprios direitos de cidadão e algum dia poderá ser vítima, e duvido que gostarão...
  • Armindo Serra
    28 out, 2015 Setubal 12:58
    Dois pesos e duas medidas? O processo ainda está em segredo de justiça? parece que não. Então porque quer calar a imprensa? Onde está liberdade de informar e ser informado? Este tipo de atitude - proibir certas notícias e certos órgãos de informação - era uma p´pratica do regime fascista. Agora é democrático? E intitula-se do PS, pelo menos foi seu líder.
  • andre souza
    28 out, 2015 SALVATERRA DE MAGOS 11:12
    Este sujeito enquanto 1º ministro, nunca aceitou ser entrevistado pela RR, porque detestava a informação isenta. Quanto ao Correio da Manhã, que se defenda se tiver razão...
  • Português Anónimo
    28 out, 2015 Lisboa 11:03
    Sócrates não quer que a imprensa vasculhe e investigue. O que mais haverá que Sócrates pretende esconder ? Os amigos não vão continuar decerto fazer desaparecer provas recolhidas pela policia ? Tantos rabos de palha. Isto é só puxar pelo fio à meada e aparece logo mais qualquer coisa.
  • osousadeviseu
    28 out, 2015 Viseu 10:28
    Agora sim , é um autentico fascismo. Ou será que o Sócrates tem algo de importante escondido que comprometem outros ex - políticos
  • arturcarvalho
    28 out, 2015 Lisboa 10:19
    De que tem medo este mitómano? Só ele é que fala e pode ter acesso à comunicação social? É bom que o povo seja esclarecido das diatribes deste embuste que foi criado no tempo da governação socialista e que é mantido pelos socialistas em vez de demarcarem dele ainda o patrocinam e lhe dão cobertura... De que terão medo os socialistas para não se afastarem desta erva daninha e o maior mentiroso da história democrática de Portugal... Porque tanta gente do PS lhe dá tanta protecção incluindo o "padrinho" Mário Soares?

Destaques V+