Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pobreza está a aumentar entre os jovens portugueses

27 out, 2015 - 15:21 • Sandra Afonso

O índice anual sobre Justiça Social é liderado pela Suécia e no final da tabela está a Grécia.

A+ / A-

A pobreza está a aumentar entre os jovens portugueses, revela um estudo da Fundação Bertelsmann, que coloca Portugal na vigésima posição, em 28 países.

No índice anual sobre Justiça Social, Portugal recebeu 4,98 pontos, em 10 possíveis. Se estivéssemos a falar de notas escolares, este ano, o país tinha chumbado.

Em comparação com o ano passado, o país recuou ligeiramente (5,06).

A percentagem de crianças e jovens ameaçadas pela pobreza e pela marginalização social está a aumentar desde 2007. Já entre os idosos verifica-se uma redução de 10%, em igual período.

A fundação alerta ainda para a necessidade de intervir na educação, onde Portugal está na penúltima posição da tabela, sobretudo devido ao abandono escolar, onde o governo cortou os apoios.

Pela positiva, o estudo destaca a política ambiental, em particular as energias renováveis.

26 milhões em risco

Esta tabela é liderada pela Suécia no fim da linha está a Grécia.

“Na União Europeia, cerca de 26 milhões de crianças e jovens estão ameaçados pela pobreza e pela exclusão social. Isto corresponde a 27,9% de todos que integram a faixa etária inferior aos 18 anos. Outros 5,4 milhões de jovens apresentam más perspectivas de futuro por não terem emprego nem acesso ao sistema de formação”, pode ler-se no texto.

A Fundação Bertelsmann conclui que a crise afastou ainda mais o norte do sul da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joana
    07 nov, 2015 paris 20:04
    A serio? pois eu emigrante, quando vou a Portugal vejo os jovens com iphones e roupa de marca da ultima moda.... Provavelmente vivem ainda com os pais e tudo o que ganham é para isso.....
  • ZédoNabão
    27 out, 2015 Tomar 23:25
    Os senhores Passos Coelho & Paulo Portas que expliquem como conseguiram fazer esta" excelente" proeza!...
  • ernesto
    27 out, 2015 esmoriz 20:12
    então não há milhões de euros para ajudar os pobres portugueses mas para ajudar refugiados de outros países até casas grátis existem??!! Porque não se ajuda os pobres Portugueses em Portugal e os refugiados da síria os árabes do Dubai Baren (países ricos) não ajudam os irmãos árabes?????
  • Kaganiço
    27 out, 2015 montreal.canada 18:58
    Mandem vir mais (sic) refugiados !

Destaques V+