Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Paulo Costa

Campeão do Girabola elogia formação do Benfica e tem Mourinho e Queiroz como referências

27 out, 2015 - 14:46 • João Paulo Ribeiro

Entrevista Bola Branca. Treinador do Recreativo de Libolo diz que Bernardo Silva é o expoente máximo da formação encarnada. João Paulo Costa considera que Jorge Jesus esteve melhor que Rui Vitória no último dérbi entre Benfica e Sporting.

A+ / A-
Campeão do Girabola elogia formação do Benfica
Campeão do Girabola elogia formação do Benfica

João Paulo Costa é mais um treinador português de sucesso no estrangeiro. O técnico, que durante muito tempo trabalhou na formação do Benfica, foi campeão de Angola, pelo Recreativo de Libolo, aos 43 anos.

Depois de substituir, no cargo de treinador principal, o francês Sébastien Desabre, João Paulo Costa e a restante equipa técnica portuguesa (Pedro Sacramento, Pedro Caravela e Márcio Santos) conduziu o Libolo ao título, numa luta, até à última jornada, com o 1º de Agosto.

"Foi um ano com passagens muito enriquecedoras para mim e para a minha equipa técnica. Chegámos satisfeitos ao final, embora nos tenha faltado a presença na final da Taça. Posso dizer que foi, também, um ano de afirmação para mim, enquanto treinador. Comecei pelo futebol de formação e a minha expectativa era a de ser enquadrado num projecto nacional. Existiram algumas abordagens mas, em Portugal, quase que temos de pagar para sermos treinadores", refere, em entrevista a Bola Branca.

Bernardo Silva é o expoente máximo da formação do Benfica dos últimos anos

João Paulo Costa esteve, vários anos, ligado à formação do Benfica e viu "nascer" alguns craques. Para o treinador do Libolo, o extremo Bernardo Silva talvez seja o expoente máximo da formação encarnada dos últimos anos.

"É o que tem tido mais sucesso. Desde cedo, percebemos que tinha uma qualidade acima da média e foi, desde logo, enquadrado numa turma com maior competitividade. Mas há mais "Bernardos" na formação do Benfica", considera.

Mourinho e Queiroz no topo

João Paulo Costa tem como referências os treinadores que ajudaram à sua formação, casos de Rogério Mota, António Bastos Lopes e José Paisana mas não esquece o contributo que outros treinadores têm tido para a "afirmação do técnico português no exterior".

"Há que dar mérito ao Carlos Queiroz e José Mourinho pelo que têm feito. E a uma segunda "vaga" onde incluo José Peseiro, André Villas Boas, Marco Silva, Paulo Sousa ou Pedro Caixinha que muito têm feito para revelar a qualidade e competência do treinador português".

Atento à Liga Portuguesa, João Paulo Costa assistiu ao dérbi do último domingo entre Benfica e Sporting. O treinador do Libolo reconhece a qualidade de Jorge Jesus e de Rui Vitória, admitindo que o técnico leonino esteve melhor que o benfiquista, na partida do Estádio da Luz.

"A estratégia de fechar o corredor central trouxe dividendos à equipa do Sporting e criou maiores dificuldades ao Benfica, que não conseguiu explorar o jogo exterior. O Sporting teve felicidade ao marcar logo no início da partida e em termos globais, a estratégia implementada por Jorge Jesus foi mais forte do que a de Rui Vitória, como o resultado final demonstra", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+