Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem são os novos ministros?

27 out, 2015 - 12:43 • João Carlos Malta , Marina Pimentel

Há seis permanências, cinco entradas, três promoções e seis saídas. Pelo meio foram criados três novos ministérios, num total de 16.

A+ / A-

Da esq. para a dir. 1ª fila: Primeiro-ministro: Passos Coelho; Vice-primeiro-ministro: Paulo Portas; ministra de Estado e das Finanças: Maria Luís Albuquerque; ministro dos Negócios Estrangeiros: Rui Machete; ministro da Defesa: José Pedro Aguiar-Branco; ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional: Luís Marques Guedes; 2ª fila: ministro da Administração Interna: João Calvão da Silva; ministro da Justiça: Fernando Negrão; ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia: Jorge Moreira da Silva; ministra da Agricultura e do Mar: Assunção Cristas; ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social: Pedro Mota Soares; ministro da Economia: Miguel Morais Leitão. 3ª fila: ministro da Saúde: Leal da Costa; ministra da Educação e Ciência: Margarida Mano; ministro da Modernização Administrativa: Rui Medeiros; ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania: Teresa Morais; ministro dos Assuntos Parlamentares: Carlos Costa Neves


A constituição do novo Governo tem permanências, entradas, promoções e saídas. Há dois novos ministérios, o da Cultura (uma bandeira do PS) e o da Modernização Administrativa. E há o desdobramento em dois da Presidência e o dos Assuntos Parlamentares.

As entradas dão-se na Justiça com Fernando Negrão; na Administração Interna com Calvão da Silva; nos Assuntos Parlamentares com Costa Neves; na Modernização Administrativa com Rui Melo Medeiros; e na Educação e Ensino Superior com Margarida Mano.

Fernando Leal da Costa passa de secretário de Estado a ministro da Saúde, tal como Morais Leitão segue da secretária de Estado dos Assuntos Europeus para a pasta da Economia.

Por fim, a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, assume o novo Ministério da Cultura.

As saídas já estavam mais ou menos todas anunciadas e são encabeçadas por Pires de Lima, Paulo Macedo, Nuno Crato, Paula Teixeira da Cruz, Poiares Maduro, Anabela Rodrigues.

As novas caras

João Calvão da Silva (Administração Interna) – Subiu à ribalta política quando em 2010 Passos Coelho ascendeu à liderança do PSD. É dele a polémica proposta de revisão constitucional que punha em causa o despedimento por justa causa. Mais recentemente, também foi polémico o parecer que redigiu a favor da idoneidade de Ricardo Salgado.

Carlos Costa Neves (Assuntos Parlamentares) – Tem 61 anos e é jurista. Foi por duas vezes deputado e já teve funções ministeriais na pasta da Agricultura, Pescas e Florestas entre 2004 e 2005. Também já foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus durante três anos entre 2002 e 2004.

Antes havia sido deputado ao Parlamento Europeu entre 1994 e 2002. Já teve funções empresariais na presidência do Conselho de Administração da SATA Air Açores entre 1992 e 1994; secretário regional da Administração Interna do Governo Regional dos Açores (1992/1994); secretário regional dos Assuntos Sociais do Governo Regional dos Açores (1981/1988); deputado à Assembleia Legislativa dos Açores (1980/1988); director regional da Segurança Social – (1977/1981).

Fernando Negrão (Justiça) – Já exerceu as profissões de advogado, magistrado do Ministério Público, juiz e director da Polícia Judiciária. Já fez, portanto, o pleno das profissões judiciárias. Foi ministro da Segurança Social, da Família e da Criança no governo de Santana Lopes. Recentemente, ficou conhecido por ter assumido a presidência da comissão parlamentar de inquérito à queda do BES.

Rui Medeiros (Modernização Administrativa) – É advogado (sócio da Sérvulo e Associados) e professor universitário. Especialista em direito público, direito administrativo e constitucional. Foi um dos autores do Código de Contratação Pública e desempenhou recentemente funções como presidente da Comissão de Monitorização da aplicação da lei das rendas

Margarida Mano (Educação) – Não tinha qualquer percurso partidário, quando Passos a convida para aos 51 anos para encabeçar a lista da coligação Portugal à Frente (PàF). No sector privado, Margarida Mano tem experiência com colaborações e consultadoria em diversos organismos e o desempenho de funções de direcção na banca, nomeadamente no Banco Português do Atlântico e BCP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nekas
    30 out, 2015 Lisboa 06:06
    Maria Albuquerque,Mota Soares e Assunção Cristas,continuam porquê?por tacho?estiveram num governo criticado nada fizeram antes pelo contrário,Aguiar Branco?já tem uma dúzia de tachos,estes Passos/Portas não aprenderam nada,apenas têm os votos dos direitistas fieis, os flutuantes perderam-os todos,deviam fazer uma limpesa mas há quem mande mais que eles.
  • Pensador
    29 out, 2015 CB 19:36
    É pena que não os deixem governar... Vai governar quem não sabe, nem foi eleito pelo povo... É na Secretaria que se acham no direito, mas não pode! vamos ver onde vamos acabar!!! Povo PS_desiquilibrado...
  • Ze Fala Barato
    27 out, 2015 Braga 22:17
    Bem são todos feios,e nenhum deles tem a real intenção de indireitar o pais.As feministas dirão simplesmente -quê so 4 mulheres ,só 25%?Ora essa..
  • OLHA! OLHA!
    27 out, 2015 lis 19:49
    O Leal da Costa na saude! Não foi este personagem que justificava o injustificavel, perante a reportagem realizada aos doentes amontoados nas urgencias e nos corredores dos hospitais, ele afirmava que não, que era uma situação normal!...Isto é inimaginavel! Como é que é escolhido uma "aventesma" destas? Claro, há falta de melhor, estes prestam-se a tudo, só para não largarem o "cadeirão" do poder! E depois são os outros que são sedentos de poder!...
  • Pois!
    27 out, 2015 lx 19:42
    Com uma excepção ou outra, isto é a mesma seita do antigamente!...Mais comentarios para quê? Boa Viagem!...

Destaques V+