Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIS quer hotelaria "atenta a eventuais sinais de insegurança"

26 out, 2015 - 22:50 • Ana Carrilho

A revelação foi feita pelo presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Luís Veiga, no congresso que decorre em Évora.

A+ / A-

O Sistema de Informações e Segurança (SIS) reuniu-se com os hoteleiros. O objectivo foi alertar para eventuais problemas de segurança com hóspedes.

A revelação foi feita esta segunda-feira pelo presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Luís Veiga, no congresso que decorre em Évora.

“Eles estão preocupados que haja problemas de insegurança. Devemos antecipar e eles querem que os hoteleiros saibam, nomeadamente em Lisboa, que têm que contar e estar atentos a eventuais sinais de insegurança. Esses sinais de insegurança são maiores quando não há qualquer comunicação ao SEF de turistas, entre aspas, de nacionalidade estrangeira”, sublinha Luís Veiga.

Para os hotéis, o controlo pode ser mais fácil, já que dispõem de software que permite comunicar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) quem são os seus hóspedes, mecanismo que não existe no alojamento local.

Bernardo Trindade, ex-secretário de Estado do Turismo e membro da direcção da AHP, perguntou às autoridades se era possível estender essa preocupação ao alojamento local.

“A resposta foi taxativa: ‘não, isso é impossível controlar’. Isso levanta questões, mais do que turísticas, de interesse nacional, que é como saber se estamos por esta via a fomentar práticas não só economicamente destrutivas como, inclusivamente, que põem em causa a segurança dos cidadãos”, disse Bernardo Trindade aos jornalistas.

Este é apenas mais um argumento da Associação da Hotelaria de Portugal contra o que consideram ser a excessiva liberalização do chamado alojamento local, promovida pelo secretário de Estado do Turismo, Mesquita Nunes.

Visto como concorrente desleal da hotelaria tradicional, é-lhe apontado o facto de não cumprir as mesma as regras a que os hotéis estão sujeitos, a todos os níveis, desde a higiene e segurança até às taxas e impostos, um tipo de alojamento que cresce cada vez mais em Portugal. Mais de 20 mil já estão registados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DGS
    27 out, 2015 Coimbra 07:01
    Afinal,nem só no tempo de Salazar se recodgsrria aos bufos!

Destaques V+