Tempo
|
A+ / A-

Portugueses comem cada vez mais carne de aves e menos carne de vaca e porco

26 out, 2015 - 15:12

Desde que há registo, inverte-se pela primeira vez uma tendência: a carne de aves cresce, ao contrário da de bovino e a de suíno.

A+ / A-

O consumo de carne de vaca e de porco tem vindo a diminuir em Portugal desde 2008, enquanto a carne de aves tem vindo a conquistar maior lugar na alimentação dos portugueses.

“Desde que há registo, inverte-se pela primeira vez uma tendência: a carne de aves (animais de capoeira) cresce ao contrário da de bovino e a de suíno. Mesmo assim, a proporção de proteína de origem animal ainda está acima do desejável”, refere o relatório Alimentação Saudável em Números 2014 da Direcção-geral da Saúde, que recorre a dados do Instituto Nacional de Estatística entre os anos de 2008 e 2012.

Um estudo divulgado esta segunda-feira pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC, na sigla em inglês), que depende da Organização Mundial de Saúde (OMS), revela que a carne processada – como bacon, salsichas ou presunto – é cancerígena para os seres humanos.

O mesmo documento da IARC alertou que a carne vermelha também é “provavelmente” cancerígena.

O relatório referiu que a ingestão diária de 50 gramas de carne processada – menos de duas fatias de bacon – aumenta a probabilidade de desenvolver cancro colo-rectal (também conhecido como cancro do intestino) em 18%.

De acordo com dados do INE, em 2008, a carne bovina tinha um peso no consumo de 19,6 quilos por habitante, que baixou para 16,7 em 2012.

Também a carne de porco registou a tendência decrescente, passando de um consumo de 47,1 quilos por habitante em 2008 para 43,3 quilos/habitante em 2012.

Já o consumo de carne de animais de capoeira foi aumentando, de 33,8 quilos/habitante em 2008 para 35,8 quilos em 2012.

De uma forma geral, registou-se entre 2008 e 2012 um decréscimo de consumo do grupo de alimentos “carne, pescado e ovos”, que contudo “não foram suficientes para baixar substancialmente as disponibilidades excedentárias destes grupos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nuno miguel
    26 out, 2015 amadora 22:40
    fala-se tanto que a carne vermelha e prejudicial e a carne branca nao? ja se esqueceram da doenca dos nitroforanos
  • Lois
    26 out, 2015 Mafra 21:06
    Esqueceram-se foi de dizer que em tempos de vacas magras o povo encolhe-se! 1 kg de bifes da vazia custa 13 euros 1 kg de bifes de peru custa menos de metade
  • fanã
    26 out, 2015 aveiro 18:36
    Realmente os nitrofuranos são bem mais apetecíveis!

Destaques V+