Tempo
|
A+ / A-

Caso Sócrates. “Não há um único facto concreto”, diz advogado

24 out, 2015 - 14:29

João Araújo diz que o Ministério Público salta de caso em caso, “em desespero de causa”. Estilo de vida do ex-PM não tem natureza criminal. Advogado de José Sócrates foi entrevistado no programa “Em Nome da Lei”.

A+ / A-

Na semana em que foi dado acesso aos autos do processo aos advogados de José Sócrates, João Araújo, um dos representantes legais do antigo primeiro-ministro, esteve no “Em Nome da Lei” da Renascença para dizer de sua justiça.

“Que factos? Nada”

A tese do processo é a de que José Sócrates recebeu luvas por negócios de que terceiros tenham tirado proveito e que os facilitou.

João Araújo: “Que negócios? Que actos, que factos? Nada. Não há um único negócio, um único facto concreto que se apresente como contrapartida de um enriquecimento. Isto é a verdade”.

Não há factos relativos a corrupção

JA: “Não há. Relativamente ao grupo Lena, nunca foram apresentados factos. Nenhum. Entretanto, surgiu, já parece que em desespero de causa, a corrupção relativamente ao empreendimento Vale do Lobo, mediado pela aprovação em Conselho de Ministros de uma resolução. É um caso que eu acho único. E também isso se verifica facilmente que é um disparate completo. Não há outro termo para aquilo.”

Caso da OPA da Sonae sobre a PT (o novo alvo do MP, segundo o “Diário de Notícias”)

JA: “É um disparate que não tem pés nem cabeça. Não tem sequer a menor base de sustentação. O facto de estar no processo não significa que tenha consistência. O grupo Lena era um grupo empresarial. Havia uma ligação qualquer do senhor engenheiro Carlos Santos Silva, que era amigo do engenheiro Sócrates. Agora, uma resolução do Conselho de Ministros favorecer o empreendimento de Vale do Lobo, verificou-se que isso não existia. O que levou o Ministério Público a partir sobre nova passeata de pesca e descobrir agora a OPA sobre a PT. É a última corrupção. Depois desta, lá virá outra.”

“Não sei o que é o tal enriquecimento ilícito”

JA: “Têm esses gastos, esses estilos de vida, uma natureza criminal? Então, é obrigação do engenheiro Sócrates e minha, como seu advogado, abordar essa questão. Só que ela ainda não está definida como criminal.”

Se houvesse o enriquecimento ilícito estaria? Talvez. Não sei o que é o tal de enriquecimento ilícito, mas, neste momento, com os dados que existem no processo, não encontro nenhum fundamento para nos estamos a meter na vida dos outros.”

Advogado de Sócrates admite que processo seria diferente se houvesse crime de enriquecimento ilícito
Advogado de Sócrates admite que processo seria diferente se houvesse crime de enriquecimento ilícito

Origem do processo: três versões (mais uma)

JA: “Já tive sobre isso pelo menos três versões diferentes e nenhuma é verdadeira. Olhando o processo, surgiu agora outra, de que não tinha ouvido falar. É um movimento de cheques a favor de uma certa empresa. Nunca tinha ouvido falar disso.”

“País ansioso”

JA: “Foi o elemento social e politicamente legitimador daquela coboiada do dia 21 de Novembro [de 2014, dia da detenção]. Se nesse dia tivessem detido o engenheiro Sócrates imputando-lhe o crime de fraude fiscal, por exemplo, ninguém levaria muito a sério. A fraude fiscal não tem uma grande tradição de condenabilidade na sociedade portuguesa. Agora, a corrupção, aquela corrupção de que se falou desde os idos de 2005, do caso Freeport, dessas coisas todas, estava um país ansioso por que isso acontecesse”.

Pode ouvir o programa “Em Nome da Lei” na íntegra aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André Souza
    24 out, 2015 Salv Magos 23:24
    O advogado não poderia dizer outra coisa. Neste país os pilha-galinhas são condenados. Eu sei sempre a proveniência de valores que entram na minha conta bancária.
  • José Cunha
    24 out, 2015 Paredes de Coura 18:31
    Coitadinho do Sócrates, nada há contra este anjo, gastou e continua a gastar balúrdios,casas,apartamentos mais transferências de milhões enfim.. se as fraudes não forem provadas ainda vamos ser nós a pagar uma indemnização ao figurão!!!Não acredito que a justiça não consiga romper com estas habilidades saloias entre o Sócrates e os seus testas de ferro.
  • xavier
    24 out, 2015 le Mans 16:38
    QUEM PODE ACREDITAR QUE A JUSTICA PORTUGUESA PODE ENVIAR ALGUEM PARA A PRISAO SEM TER ALGUMAS PROVAS?
  • madala
    24 out, 2015 évora 16:13
    Oh pois... o que é que este tipo havia de dizer? Advogados .... pior que politicos.
  • Antonio
    24 out, 2015 Toulouse 15:57
    Isto cada dia que passa ,mais se conhece ,que isto e tudo feito com estes desumanos ,dos trinaranjos e companhia!
  • Viriatvm
    24 out, 2015 messines 15:56
    Claro que não há factos, tirando o curso de "engenhoso" ao Domingo, Sovenco, Cova da Beira, Freeport, etc... Haja parrocha pra aturar tanto cinismo!!!
  • TheBeites
    24 out, 2015 Covilhã 15:45
    Prá Prisão por insultos e difamação seria o que a Justiça deveria fazer a este Janota aldrabão...
  • António
    24 out, 2015 Aveiro 15:44
    Com tanta areia metida na engrenagem o mais certo é a máquina ficar parada. Mas ainda assim o processo sempre vai dando para ver o nível dos políticos que se/nos vão governando...E dos advogados que os defendem...e não haja dúvida que este está muito menos irónico do que se apresentava no início...ou o caso afinal é mais sério, e obriga a mais "estratégia"...
  • Luis
    24 out, 2015 lisboa 15:40
    Se querem conhecer factos perguntem ao correio da manha que tem lá uma lista que vai publicando à medida das necessidades...
  • ernesto revez
    24 out, 2015 cercal do alentejo 15:32
    deixe de tratar esse farsante por sr.engenheiro jose socrates,sabe certamente melhor que ninguém que ele não tem esse curso,o pai das novas oportunidades, toda a gente ficou com o 12ºano do dia pra noite que país culto

Destaques V+