Tempo
|
A+ / A-

Eduardo Lourenço

Luaty “está na cadeia por motivos de livre pensamento, não podemos aceitar isso"

23 out, 2015 - 20:46

O ensaísta Eduardo Lourenço é mais uma voz a pedir a libertação de Luaty Beirão que está em greve de fome há 33 dias.

A+ / A-

É mais uma voz da Cultura a falar sobre a detenção de Luaty Beirão, o cidadão luso-angolano que está em greve de fome em Angola. O ensaísta Eduardo Lourenço diz que é uma questão de consciência humana.

O Prémio Pessoa sublinha que, embora a Europa não possa falar como uma “espécie de consciência da humanidade”, não pode admitir que uma pessoa esteja detida por livre pensamento.

“A Europa não é a consciência imaculada da humanidade, sobretudo quando se trata de relacionamentos com as nossas ex-colónias. Temos de os tratar nas palminhas, mas não podemos admitir aquilo que é contrário, qualquer coisa que não tem a ver com a Europa, mas tem a ver com a consciência humana, como se dizia no tempo do Émile Zola. O sujeito está na cadeia por motivos de livre pensamento, nós não podemos aceitar isso. Os dirigentes de Angola um dia chegarão à mesma conclusão”, disse.

Eduardo Lourenço falou numa conferência que decorreu esta sexta-feira no Folio, o festival literário de Óbidos, onde esta noite a Renascença emite o programa “Ensaio Geral”, a partir das 23h com o escritor Gonçalo M. Tavares e o fotógrafo e artista João Francisco Vilhena.

Luaty Beirão está em greve de fome há 33 dias. O “rapper” e activista integra um grupo de mais 16 pessoas - duas a aguardar julgamento em liberdade - que estão acusadas formalmente, desde 16 de Setembro passado, pelo Ministério Público, estando o início do julgamento, no tribunal de Luanda, agendado para 16 de Novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+