Tempo
|
A+ / A-

ONU alerta: Mulheres e crianças migrantes estão a ser alvo de abusos sexuais

23 out, 2015 - 14:18

Porta-voz do ACNUR lembra que muitos menores viajam sozinhos e sem a supervisão de um adulto podem tornar-se em "presas fáceis".

A+ / A-

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) denunciou que as mulheres e crianças refugiadas estão a ser vítimas de abusos sexuais durante a travessia para os países do norte da Europa.

Estes crimes estão a ser cometidos por elementos de redes de tráfico de seres humanos.

"Temos ouvido relatos horríveis de crianças forçadas a ter relações sexuais com traficantes em troca do pagamento da sua viagem", disse a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming.

A representante referiu que, neste momento, não se sabe a real dimensão deste problema, mas "as denúncias são suficientemente significativas para tornar pública" esta situação.

Melissa Fleming explicou que há "um grande número" de menores que viajam sozinhos nas actuais rotas migratórias, e sem a supervisão de um adulto podem tornar-se em "presas fáceis" para os criminosos.

A porta-voz acrescentou que o ACNUR tem recebido denúncias de todos os países de trânsito (países atravessados pelos migrantes que desejam chegar às principais economias da União Europeia (UE), como é o caso da Alemanha), destacando ainda que os relatos revelam que "os culpados são os traficantes e as redes criminosas".

A representante também indicou que existem casos de violações e de abusos nos centros de acolhimento de migrantes. Nestes casos, os suspeitos são outros refugiados ou migrantes.

O ACNUR e um conjunto de organizações não-governamentais vão avançar em breve com uma investigação exaustiva sobre estes casos.
Só em Setembro, chegaram à União Europeia cerca de 170 mil migrantes, segundo os números avançados pela agência europeia de gestão de fronteiras. A Frontex eleva para mais de 710 mil o total de pessoas que, desde o início do ano, procuraram refúgio na Europa, contra um total de 282 mil em 2014.
A Europa enfrenta a maior vaga de refugiados desde a II Guerra Mundial. Centenas de milhares de pessoas chegaram ao território europeu oriundas de África, Médio Oriente e Ásia, levando o Parlamento Europeu a reforçar o orçamento destinado a enfrentar a situação, mediante a proposta da Comissão Europeia, no montante de 1,2 mil milhões de euros.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • elias
    23 out, 2015 coimbra 19:00
    falta apenas falar a verdade, Que estão a ser vitimas de abuso por parte dos próprios homens que estão viajando entre elas como "requerentes de asilo", e é este o tipo de pessoas que estamos a acolher, vão cometer os mesmos crimes e atos imundos só que desta vez contra nós contra os cidadaos do pais que os acolhe. mas é facil para nossos maravilhosos políticos aceitarem receber este povo todo mesmo quando temos os nossos para tratar e os deixamos morrer na miséria nas ruas enquanto recebemos gente de longe e com intenções duvidosas de braços abertos com casa curso alimentos e até dinheiro. os nossos maravilhosos "representantes que não me representam" estão abrindo as portas do nosso país que é o lar de todos nós e quando a violência e criminalidade escalar os céus eles estarão devidamente protegidos por traz de portões e muros altos e com segurança privada e publica paga com o nosso dinheiro enquanto nós estaremos a tirados uma vez mas a nossa própria sorte.

Destaques V+