Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSP alerta para "falsos videntes", curandeiros e astrólogos

21 out, 2015 - 15:19

Este modo de actuação é habitualmente praticado mulheres.As vítimas são abordadas junto a estabelecimento de saúde, cemitérios e outros locais susceptíveis de encontrar pessoas fragilizadas.

A+ / A-

A Polícia de Segurança Pública emitiu um comunicado onde alerta para as técnicas utilizadas por "falsos videntes" e curandeiros, que burlam as pessoas mais “fragilizadas psicologicamente”.

Este modo de actuação é habitualmente praticado por um ou dois indivíduos, na sua maioria do sexo feminino. Apresentam-se como videntes, mestres, professores, magos, curandeiros, astrólogos, entre outros e atendem profissionalmente em hotéis, escritórios e casas particulares.

A PSP começa por explicar que as vítimas são abordadas na rua, junto a estabelecimentos de saúde, cemitérios e outros locais susceptíveis de encontrar “pessoas fragilizadas psicologicamente”.

Segundo a nota, alegam ser possuidoras de faculdades transcendentais, capazes de prever o futuro, chegando a fazer pequenas demonstrações ou truques para convencer e alegando resolver todo o tipo de assuntos a troco de quantias monetárias.

Acabam por fazer render as suas supostas capacidades, revelando que tal só resulta se as vítimas mantiverem a situação em segredo.

Mas há também um conjunto de pessoas que se identificam como possuidoras de “dons naturais para a cura de qualquer tipo de problema”, descreve o mesmo comunicado.

A PSP lembra que quem usa este "modus operandi" age com “má-fé, requinte, culpa e dolo”, estando a cometer o crime de burla, uma vez que se aproveita da “fragilidade das vítimas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    16 out, 2017 Almada 16:50
    Acho que só é crime quando são eles a abordar. Se a pessoa procura e liga, já a culpa deve ser de quem vai atrás por livre e espontânea vontade... É isso que entendi?
  • Torre de observação
    26 out, 2015 P. de Varzim 20:36
    Curandeiros,astrólogos e videntes falsos??????.Por acaso nesse meio não são todos falsos ??????.Já a tia Miquelina dizia ; este mundo é dos espertalhões.
  • carina pereira
    21 out, 2015 leiria 19:54
    sempre existiram porquê tanto escândalo agora??
  • 21 out, 2015 19:43
    Se na imprensa, net e TELEVISÃO, existe e DESCARADAMENTE. Porque que é que aqui também não acabam??
  • Dalila
    21 out, 2015 Horta 19:16
    E que tal multarem os que andam legalmente e à vista de todos na televisão prometendo mundos e fundos e burlando em centenas de euros (150.00, Maria H.) em troco de bugigangas e pretinhas preciosas, sais e outras coisas que se compram nos chineses por uns míseros cêntimos ou euros, tudo com a promessa de afastar o mau olhado e as invejas?
  • Antonio Mateus
    21 out, 2015 Santiago do Cacém 19:16
    Claro que existem videntes reais, basta ver aqueles que as nossas estações de TV confirmam com chamadas de valor acrescentado e até escrevem livros e outros até chegam a apresentadores de programas televisivos, são os burlões legais.
  • Zé Miguel
    21 out, 2015 Lisboa 19:14
    Na SIC de manha costuma haver disso
  • Será piada
    21 out, 2015 Lisboa 18:52
    Será que se estão a referir a alguns comentadores, politologos e afins.
  • Carlos Castelo Branc
    21 out, 2015 Lisboa 18:37
    Chega a ser revoltante a praga que abunda em toda a cidade. As pessoas mais vulneráveis são os descrentes da igreja. Há que por cobro nesta porcaria .
  • António Leonel Costa
    21 out, 2015 Belas 18:15
    Não compreendo há tantas videntes aqui na NET e a Policia nem o MP fazem nada contra esta gente, porquê? Podia apontar uma meia dúzia deles mas para quê a Policia nem o MP estão interessados só se interessam por meia duzia de pés-rapados que aparecem nos cemitérios e não sei aonde mais. Porquê? Recebem destes para os proteger dos seus crimes?.

Destaques V+