Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mirandela. Igreja de Avantos vai ser restaurada

19 out, 2015 - 11:39 • Olímpia Mairos

Imóvel de Interesse Público desde 1986, na Igreja de Avantos destacam-se o campanário e a talha dourada dos altares, o púlpito e o arco cruzeiro.

A+ / A-

A Igreja Matriz de Avantos, Igreja Paroquial de Santo André, no concelho de Mirandela, vai sofrer obras de restauro no valor de 130 mil euros.

O projecto prevê a reabilitação das coberturas, paramentos interiores e exteriores, instalação eléctrica e todo o património integrado da capela-mor e está integrado no plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.

Segundo nota da Direção Regional de Cultura do Norte, “a campanha da capela-mor é a única que se encontra seguramente datada, conhecendo-se também o autor das pinturas do tecto, cuja assinatura está patente na representação de Santo Isidro”. Trata-se de Damião Rodrigues Bustamente, artista natural de Valladolid, que executou este conjunto pictórico em 1773.

Imóvel de Interesse Público desde 1986, na Igreja de Avantos destacam-se o campanário e, no interior, a talha dourada dos altares, o púlpito e o arco cruzeiro. De fundação quinhentista, o templo foi objecto de uma ampla remodelação na segunda metade do século XVIII.

Agora, no âmbito do plano de Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua, “será alvo de uma intervenção mais aprofundada” desenvolvida pela Direcção Regional de Cultura do Norte, apoiada num plano que contempla mais património desta zona transmontana.

A Direcção Regional de Cultura do Norte é a entidade responsável pela coordenação e implementação do projecto de valorização do património de acordo com o protocolo assinado em 2013 com a EDP – Gestão da Produção de Energia, SA, e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua – Associação ADRVT.

No âmbito deste acordo, compete à EDP financiar a valorização de património cultural identificado no plano de reabilitação com um valor de 1,58 milhões de euros para intervenções nos concelhos abrangidos pela barragem, nomeadamente em Alijó e Murça, no distrito de Vila Real, e Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor, no distrito de Bragança.

À Direcção Regional de Cultura do Norte compete a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e respectivo acompanhamento das obras previstos na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua e a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, em Alijó, a Capela da Misericórdia de Murça, o Sítio Arqueológico Cabeço da Mina no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira no concelho de Carrazeda de Ansiães e intervenções nas igrejas de Avantos, Abambres e Guíde, em Mirandela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+