Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Último dia para licitar terrenos da Feira Popular

19 out, 2015 - 07:37

A venda está marcada para a manhã de terça-feira, com valor base de 135,7 milhões de euros

A+ / A-

A alienação dos terrenos da Feira Popular, em Lisboa, delimitados pelas avenidas das Forças Armadas, da República e 5 de Outubro e com uma área de construção de 143 mil metros quadrados, foi aprovada em Julho pela Câmara e pela Assembleia Municipal.

Os terrenos da Feira Popular estiveram na origem de um processo judicial que envolveu a Câmara de Lisboa e a empresa Bragaparques e que se arrastou por vários anos.

Em 2005, os terrenos do Parque Mayer, pertença da Bragaparques, passaram para a posse da Câmara de Lisboa, e a empresa de Domingos Névoa recebeu metade do lote de Entrecampos.

Em Julho desse ano, a Bragaparques invocou direito de preferência na hasta pública para adquirir o resto dos terrenos de Entrecampos (59 mil metros quadrados) por 57,1 milhões de euros, mas o negócio foi inviabilizado em tribunal.

O processo também teve consequências ao nível político. Em 2007, o então presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, foi constituído arguido, tal como vereadores do seu executivo. Em Maio, a Câmara 'caiu' por falta de quórum, sendo convocadas eleições intercalares antecipadas, ganhas por António Costa.

Os outros habitantes da antiga Feira Popular
Reportagem: Os outros habitantes da antiga Feira Popular
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mikas
    24 out, 2015 aqui 06:10
    Quem ganhou com este negócio ? Não sei. Quem perdeu ? Lisboa e os seus cada vez menos habitantes. Se não fossem os turistas, Lisboa era uma cidade fantasma que só vivia em horas de expediente.
  • Vasco
    19 out, 2015 Santarém 22:01
    Uma vergonha quer a ex-feira popular quer o Parque Mayer, quanto á conversa de políticos muita parra pouca uva como se costuma dizer e aqui o senhor Costa tão ativo agora depois de uma estrondosa derrota tem uma boa cota parte na matéria enquanto presidente de câmara.

Destaques V+