Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quase 800 mil votos não contaram para a eleição de deputados

18 out, 2015 - 12:57

Percentualmente, a CDU foi a força política que mais ficou a perder com o método de Hondt. Contrariamente, a coligação PSD/CDS-PP foi a menos prejudicada.

A+ / A-
Acha que sabe tudo sobre as eleições legislativas?
Acha que sabe tudo sobre as eleições legislativas?

Mais de 14% dos votos das legislativas de 4 de Outubro, aproximadamente 762 mil, não contaram para a eleição de deputados por serem considerados excedentes pelo método que Portugal utiliza neste sufrágio.

Após o apuramento geral dos resultados eleitorais nos 22 círculos eleitorais do país, 14,65% dos votos não contaram para a eleição de deputados, metade dos quais nas quatro maiores forças políticas (PSD/CDS-PP,PS, BE e CDU (que junta PCP e PEV).

Contabilizando os votos de todas as forças políticas, não entraram para a obtenção de mandatos aproximadamente 762 mil votos, um número superior à totalidade de votos conseguidos quer pelo bloco de Esquerda (550.892) quer pela CDU (445.980).

Em termos percentuais, a CDU foi a força política que mais ficou a perder com o método de Hondt. Contrariamente, a coligação PSD/CDS-PP foi a menos prejudicada em relação ao seu número total de votos.

Mais de 22% dos votos da CDU não contaram para a eleição de deputados. No caso da coligação PSD/CDS-PP essa percentagem foi de 5,14%. O PS não viu serem contabilizados 5,75% dos seus votos e o BE 18,25%.

A coligação PSD/CDS-PP obteve 1.993.921 votos, mas com menos 107.252, teria elegido o mesmo número de deputados (107), considerando os cinco deputados ganhos pelo PSD nos Açores e na Madeira onde os dois partidos concorreram isoladamente. .

Já o Partido Socialista, que conquistou 1.747.685 votos, poderia ter tido menos 100.537 votos que isso não alteraria o seu número de mandatos alcançados (86).

Por outro lado, o BE não viu entrar para as suas contas cerca de 100 mil votos e a CDU 100.916 votos. No somatório destas quatro forças políticas, foram perdidos cerca de 409 mil votos. Já quanto aos restantes partidos políticos, os votos desperdiçados foram 353.060.

O PAN elegeu o seu único deputado, André Lourenço e Silva, no círculo de Lisboa, com 22.628 votos. Ao todo, o PAN obteve 75.140 votos, sendo que cerca de 30% destes bastavam para eleger o seu deputado.

Como funciona o método de Hondt?

O método aplica-se mediante a divisão sucessiva (por 1,2,3,4,5...) do número total de votos obtidos, por cada candidatura, sendo que os maiores quocientes que resultarem das divisões operadas resultam em mandatos. O processo de divisão prossegue até se esgotarem todos os mandatos disponíveis no círculo. Em caso de empate, o mandato vai para o partido com menos votos.

É por esta razão que no decorrer das operações de colocação de mandatos existem votos excedentários. .

Por exemplo, no distrito de Portalegre votaram 59.004 e foram eleitos dois deputados, um para o PS e o outro para o PSD. O PS obteve 25.037 votos e o PSD/CDS-PP 16.303. Após o cálculo do método de Hondt conclui-se que o PS teve um excedente de 8 734 votos e o PSD/CDS-PP 3 785. Contabilizando os votos de todas as forças políticas neste círculo, 28.159 votos não tiveram representação em mandatos.

Outra particularidade deste método é o facto de os deputados serem eleitos com diferentes quantidades de votos, dependendo do círculo eleitoral em que estão inscritos.

Por exemplo, o primeiro deputado eleito pelo círculo de Lisboa, o primeiro-ministro em exercício, Pedro Passos Coelho, precisou de 399.520 votos e o secretário-geral do PS, António Costa, foi eleito, em segundo lugar por Lisboa, com 386.354 votos.

Já o socialista Diogo Rodrigues, o 47.º e último deputado do círculo de Lisboa, foi eleito com cerca de 21.mil votos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tersa Ramalho
    19 out, 2015 Braga 18:03
    Pois é, Rosinda. Cá o povinho quer lá saber como é que os deputados são eleitos, qual é a composição da Assembleia da República e quem vai governar. E o que é isso de sistema eleitoral? O que interessa é o futebol, os segredos da casa, as telenovelas e coisas assim. Parabéns.
  • Paulo
    18 out, 2015 vfxira 16:07
    E para haver total honestidade e seriedade não se deveria mudar este sistema?
  • rosinda
    18 out, 2015 palmela 14:05
    Com fotografias tao lindas do concerto que eu acabei de ver no facebook de ze perdigao! Era so que me faltava era estar preocupada com metodos hondt!!
  • rosinda
    18 out, 2015 palmela 13:53
    Eu nao me interessa nada destes metodos hondt!! Isto sao daquelas noticias que o povo nao liga nenhuma!

Destaques V+