Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco

“Quem serve e não goza de prestígio, exerce a verdadeira autoridade”

18 out, 2015 - 11:59 • Aura Miguel

A Praça de S. Pedro engalanou-se, este domingo, por causa de três canonizações. Entre elas, pela primeira vez na história da Igreja, está um casal: Luis e Zélia Martin, pais de Santa Teresinha.

A+ / A-
Papa: “Quem serve e não goza de prestígio, exerce a verdadeira autoridade”
Papa: “Quem serve e não goza de prestígio, exerce a verdadeira autoridade”

Milhares de pessoas assistiram em Roma à homilia em que o Papa Francisco sublinhou que os novos santos, quatro no total, serviram com humildade e caridade, lembrando que Jesus convida a uma mudança de mentalidade: não procurar o poder, mas o serviço.

“Quem serve os outros e não goza efectivamente de prestígio, exerce a verdadeira autoridade na Igreja. Jesus convida-nos a mudar a nossa mentalidade e passar da ambição do poder à alegria de se ocultar e servir; desarraigar o instinto de domínio sobre os outros e exercer a virtude da humildade”, exortou o Papa.

“Há incompatibilidade entre uma forma de conceber o poder segundo critérios mundanos e o serviço humilde que deveria caracterizar a autoridade segundo o ensinamento e o exemplo de Jesus; incompatibilidade entre ambições e carreirismo e o seguimento de Cristo; incompatibilidade entre honras, sucesso, fama, triunfos terrenos e a lógica de Cristo crucificado”, disse Francisco.

“Pelo contrário”, apontou, “há compatibilidade entre Jesus, ‘que sabe o que é sofrer’, e o nosso sofrimento”.

Como exemplo desta autoridade que passa pelo serviço humilde, o Papa referiu o canonizado casal Martin. “Os Santos esposos Ludovico Martin e Maria Zelia Guérin viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor. Neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus.”

“O testemunho luminoso destes novos Santos impele-nos a perseverar no caminho dum serviço alegre aos irmãos, confiando na ajuda de Deus e na protecção materna de Maria. Que eles, do Céu, velem sobre nós e nos apoiem com a sua poderosa intercessão”, apelou ainda Francisco.

Zélia e Luis Martin são o primeiro casal canonizado pela Igreja. A cerimónia celebra-se entre os trabalhos do sínodo da família, que decorre até dia 25, em Roma.

“Nunca foi tão decisivo fazer a paz na Terra Santa”

Já na oração do Angelus, o Papa falou da Terra Santa e da preocupação com que acompanha o que se passa no Médio Oriente. Francisco diz que, no actual contexto, nunca foi tão decisivo garantir a paz e deixa o apelo aos governos e aos povos para terem coragem de se oporem à violência.

“Sigo com grande preocupação a situação de forte tensão e violência que aflige a Terra Santa. Neste momento, é preciso muita coragem e força de espírito para dizer não ao ódio e à vingança e para cumprir actos de paz”, declarou.

“Rezemos por isto”, apelou Francisco, “para que Deus reforce em todos, governantes e cidadãos, a coragem de se oporem à violência e darem passos concretos de distensão. No actual contexto do Médio Oriente, nunca foi tao decisivo fazer a paz na Terra Santa: é isto que nos pedem Deus e o bem da humanidade”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+