Tempo
|
A+ / A-

Papa apela à conversão do papado nos 50 anos do sínodo

17 out, 2015 - 16:20 • Aura Miguel, com Ecclesia

No discurso comemorativo deste sábado, Francisco valorizou as iniciativas sinodais diocesanas e regionais, mas quer uma maior descentralização nas conferências episcopais e até uma conversão do papado.

A+ / A-
Papa quer conversão do papado
Papa quer conversão do papado

O Papa assinalou hoje no Vaticano o cinquentenário do sínodo dos bispos, sublinhando a importância da Igreja Católica continuar a recorrer a este meio como forma de ir ao encontro dos desafios e interrogações do mundo.

O sínodo é o caminho para a Igreja acompanhar o povo de Deus e prosseguir a sua missão no mundo, com Pedro e sob a orientação de Pedro. Por isso, o Papa Francisco quis consultar o povo de Deus para estes dois sínodos sobre a Família.

A Igreja sinodal é uma Igreja que escuta. Escuta o povo, escuta os pastores e escuta o que o Papa diz, como garantia da unidade.

No discurso comemorativo deste sábado, Francisco valorizou as iniciativas sinodais diocesanas e regionais, mas quer uma maior descentralização nas conferências episcopais e até uma conversão do papado. “Estou convencido que, numa Igreja sinodal, também o exercício do primado de Pedro poderá receber maior luz.”

“O Papa não está sozinho por cima da Igreja, mas dentro dela como baptizado entre os baptizados e dentro do Colégio episcopal, como bispo entre os bispos, chamado, em simultâneo, como sucessor do apóstolo Pedro, a guiar a Igreja de Roma que preside a todas as Igrejas no amor”, exortou.

“Reafirmo a necessidade e a urgência de pensar numa conversão do papado”, sublinhou ainda Francisco.

A sessão comemorativa dos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos, impulsionada pelo Papa Paulo VI, decorreu esta manhã com a participação de responsáveis das conferências episcopais de todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+