Tempo
|
A+ / A-

Bloco de Esquerda não se compromete com acordo de legislatura com PS

16 out, 2015 - 15:01

O que está a ser negociado é apenas a "viabilização de um governo minoritário do PS e a viabilização do Orçamento do Estado para 2016", diz líder parlamentar do Bloco à Renascença.

A+ / A-
Bloco de Esquerda não se compromete com acordo de legislatura com PS
Bloco de Esquerda não se compromete com acordo de legislatura com PS

O Bloco de Esquerda não se compromete com um acordo de legislatura com o Partido Socialista. O líder parlamentar Pedro Filipe Soares diz à Renascença que o que está a ser negociado com o PS é a viabilização de um Governo do Partido Socialista e o Orçamento do Estado para 2016.

"Perante um governo minoritário do PSD/CDS, nós temos como alternativa um governo minoritário do Partido Socialista", diz. "É essa a base inicial das conversações. Tendo em vista o quê? A viabilização desse governo e aquilo que é previsível como estando ao virar da esquina do ponto de vista de governação, que é o Orçamento do Estado para 2016."

Questionado sobre se o acordo com o PS ficará por esse OE, sem prever a viabilização dos seguintes, o bloquista respondeu que é isso que está em causa neste momento.

"Não podemos fechar à partida qualquer desfecho de uma negociação em curso. Mas o que nós nos sentamos à mesa para fazer é chegar a estes dois objectivos: a viabilização de um governo minoritário do Partido Socialista e a viabilização do Orçamento do Estado para 2016."

As declarações de Pedro Filipe Soares foram feitas no programa da Renascença em Nome da Lei, que será transmitido no sábado, pelas 12h00. Em destaque no programa conduzido por Marina Pimentel estará o momento político e o que perspectiva a próxima legislatura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rogerio
    21 out, 2015 Oeiras 14:06
    Já borraste a pintura.
  • José silva
    17 out, 2015 Alhos cedros 12:05
    Eu espero que o bloco não deixe passar este momento. Estorico pode ser uma oportunidade para aesquerda se poder entender e não mais a direita entrar no governo eu quer pensar que isto seja para valer
  • Ana Paula Cabrita
    17 out, 2015 Aljezur 11:33
    O PS tem um buracão de 15 milhões de euros e obviamente tem todo o interesse em querer agarrar as rédeas da governança. Se um partido tem dificuldade em gerir as suas próprias finanças como é que se atreve a querer gerir um país debilitado e em vias de se afundar? O sistema está todo ele errado mas nesta altura, seria salutar termos um Kosta menos ambicioso porque queimado já ele está... Eu pertenço ao partidos vitorioso dos absentistas.
  • Fersilva
    17 out, 2015 Almada 01:06
    Os comentários que vejo à notícia confirmam os meus receios. Agora que haveria hipótese de Portugal se livrar desta coligação que arruinou Portugal, arruinou os Portugueses, salvou os bancos alemães que provocaram a crise, alimentou o capital especulativo, não aquele que produz riqueza, vendeu Portugal a pataco, colocou os seus amigos ilegalmente com belos cargos no estado ( olha a austeridade ) o que vejo ? Os comentários dos boys e outros assalariados, a dizer mal do homem que tenta unir a esquerda para acabar com este estado de coisas. Tentam continuar com a manipulação de que este governo é mestre, como deu provas na campanha.
  • rosinda
    16 out, 2015 palmela 23:25
    aposto que se se eu reunir um grupo de miudos de 12 anos e perguntar quem e pedro filipe soares ninguem me sabe reponder !!
  • Porconta
    16 out, 2015 Porto 19:21
    Andam tantos comentaristas a esfalfar-se todos os dias aqui na net a dizer barbaridades do Costa para isto? tanto veneno injectado tudo para nada, o Passos e o sócio Paulinho já estavam todos ás riscas e desesperados, porque iam perder o taxo e afinal ainda há um buraquinho ao fim do túnel.
  • Eborense
    16 out, 2015 Évora 19:15
    Espero que este rapaz tenha razão e daqui a um ano ou menos, o Sr. Costa fique em minoria na Assembleia para cair logo a seguir, reduzindo o Partido das falências à sua insignificância e ele próprio desaparecer do mapa.
  • João Lopes
    16 out, 2015 Viseu 19:13
    Não está garantido que haja um acordo, na esquerda mais ou menos marxista. E se conseguissem esse acordo, quanto tempo demoraria a aparecer as primeiras traições ao acordo? Não haveria estabilidade política! O conflito não será inevitável? Se fosse só entre eles, o problema seria só deles. O preocupante é que Costa, o derrotado e humilhado nas eleições, quer levar Portugal para o precipício, tal como Sócrates em 2011, que foi o responsável da bancarrota do País e de que muitos milhares de pessoas fossem para o desemprego, para a pobreza e emigrassem. Depois de uma pequena recuperação pelo ainda atual governo, tudo se pode voltar a perder...
  • Manuel Oliveira da S
    16 out, 2015 Concelho da Trofa - Distrito do Porto 19:13
    As Eleições deram uma maioria relativa ao Portugal - Á - Frente vamos ser claros como é possível o Costa querer governar ignorando essa maioria relativa. Isso é uma fraude para o povo que foi as unas com intenções definidas. Só espero que haja bom Senso e respeitem as escolhas ou seja, se o povo vai votar e depois o partido mais votado não tem direito a formar Governo coloco esta pergunta? Será que António Costa não vê isso !
  • brandão
    16 out, 2015 aveiro 19:11
    mas o Sr. costa: ele não sabe que perdeu as eleições e não sabe que á esquerda, é só contestação e irresponsabilidade, como pode este Sr. fazer tão mal a este pobre país, em tão pouco tempo? tenha juízo e oiça as vozes lucidas do seu partido, sim:porque as há!

Destaques V+