Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um em cada quatro idosos é pobre

16 out, 2015 - 12:07

Entre 2013 e 2014, o número de pessoas com mais de 65 anos a viver em privação de recursos aumentou, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

A+ / A-

O número de idosos que vive em privação material aumentou entre 2013 e 2014, atingindo um em cada quatro, revela o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento divulgado esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2013, a taxa do risco de pobreza é de 25,9% da população. Ou seja, quase 2,7 milhões de portugueses vive com sérias dificuldades económicas. Neste grupo, há ainda 10,6% em situação de privação material severa, não se registando alterações significativas face ao ano anterior, refere o inquérito, divulgado a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinala no sábado.

Segundo o inquérito, realizado em 2014 sobre os rendimentos de 2013 das famílias residentes em Portugal, "a proporção mais elevada de pessoas em privação material" encontrava-se no ano passado no grupo dos menores de 18 anos (27,4%), situação já observada nos anos anteriores.

Contudo, foi sobretudo a proporção de idosos em privação material a que mais aumentou entre 2013 e 2014 (de 23,1% para 25,2%)".

Portugal é também um país mais desigual, segundo os dados do INE. Segundo o coeficiente de Gini, o rendimento monetário líquido equivalente dos 10% da população com maiores recursos era 11,1 vezes superior ao rendimento monetário líquido equivalente dos 10% da população com menores recursos (era 10,7 vezes em 2011 e 9,4 vezes em 2010).

Cinco milhões em risco de pobreza sem transferências sociais

Aumentou o contributo das transferências sociais para a redução do risco de pobreza. Considerando apenas os rendimentos do trabalho, de capital e transferências privadas, 47,8% da população residente em Portugal estaria em risco de pobreza em 2013. Ou seja, cerca de cinco milhões de portugueses.

Os rendimentos provenientes de pensões de reforma e sobrevivência contribuíram em 2013 para um decréscimo de 21,0 p.p. do risco de pobreza, resultando assim numa taxa de risco de pobreza após pensões e antes de transferências sociais de 26,7%.

Sem capacidade para pagar despesas de saúde

Cerca de 70% das pessoas em risco de pobreza e em privação material não têm capacidade financeira para realizar exames e tratamentos médicos.

"O acesso aos cuidados de saúde constitui uma variável importante para a avaliação da inclusão social e bem-estar das pessoas", refere o inquérito.

Segundo os dados, em 2014, 5,5% da população com 16 ou mais anos referiu que, em pelo menos uma ocasião, necessitou de cuidados médicos e não os recebeu, e 18,8% necessitou de cuidados dentários e não os recebeu.

A falta de disponibilidade financeira foi a principal razão apontada para a não realização dos exames e tratamentos médicos ou dentários necessários, o que atinge particularmente as pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Oliveira
    13 dez, 2015 Braga 11:00
    Lei Nova “ Abandono dos IDOSOS passar a ser CRIME” do IN-Estado Português, mais uma vez, que os que estão no AR estão a comer o sono, ou foram picados por algum mosquito bravo. Pessoal isto da para rir com esta lei nova criada por In-Estado de Portugal, tirei formação na área do Serviço Social (Assistente Social) só não estou a exercer a mesma. digo-vos que esta lei deveria ser inconstitucional, porque o Estado deveria ser penalizado por só dar Reformas de Miséria que em muitos casos nem chega a 175 euro por mês, repito 175 euros, como os Idosos podem ter uma Vida condigna ao fim de uma Vida de Trabalho. Sei que não se deve de abandonar ninguém, mas que esta a abandonar e o Estado, por isso lutem por estes direitos dos Idosos tem do Estado, que nunca teve em Portugal um Estado Social sequer a começar com as Reformas Miseráveis e os Lares a ficarem com as pequenas poupanças dos Idosos e os Bens que adquiriram para poderem entrar num Lar e o Estado e seus Administradores a venderem as Heranças dos mesmo e a colocar o dinheiro na Suíça, onde anda as Leis e a Fiscalização entre outras ???? O ESTADO tem que assumir sua Culpas acima de tudo primeiro e depois sim fazer para ainda mais protecção dos mesmos Idosos. Cumprimentos pessoal
  • MANUEL SILVA
    16 out, 2015 Setubal 17:54
    Um em cada quatro e pobre, os outros sao funcionarios do estado ou de emprezas protegidas pelo poder politico
  • m. paulo
    16 out, 2015 Almada 14:57
    Nas eleições de 4 de Outubro o povo que votou deu cartão vermelho por esta situação ao portas ao coelho e ao cavaco. Brincamos ou quê?
  • Fernanda
    16 out, 2015 Leiria 14:44
    Claro 1 em cada 4 desses reformados trabalharam por conta de outrem os outros trabalharam para o estado....

Destaques V+