Tempo
|
A+ / A-

Rui Rio fora da corrida a Belém

15 out, 2015 - 07:18

Antigo presidente da Câmara do Porto justifica, em artigo publicado no "Jornal de Notícias", a decisão de não avançar com a falta de apoio das lideranças do PSD e do CDS.

A+ / A-

O social-democrata Rui Rio anuncia, esta quinta-feira, que está fora da corrida à Presidência da República. Considera, contudo, que, caso avançasse, a sua candidatura seria a que reúne as condições ideais para assegurar a estabilidade política.

O anúncio é feito num artigo de opinião que o ex-autarca da Câmara Municipal do porto assina no “Jornal de Notícias”, onde diz que a decisão de não ser candidato às presidenciais é “sustentada e coerente” e assenta no resultado eleitoral de 4 de Outubro, que ditou um “quadro parlamentar instável”.

“Foi por essa clarificação que esperei e é ela que me permite ter hoje uma leitura política final e uma decisão de não candidatura sustentada e coerente”, explica.

“A hipótese de uma minha candidatura a Presidente da República reside no facto de eu próprio, e muitos outros, considerarmos que tenho vantagens comparadas sobre os demais candidatos, naquilo que considero mais relevante para o próximo mandato presidencial: ou seja, assumir efectivamente um projecto de renovação e modernização do regime”, sublinha.

Mas decidiu não avançar e aponta a falta de apoio das lideranças tanto do PSD como do CDS como justificação, pois considera que uma candidatura a Belém só faria sentido se houvesse uma visão convergente de Passos Coelho e Paulo Portas a esse respeito.

Rio diz que, depois da oficialização da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, ainda aguardou por um sinal de apoio por parte do líder social-democrata, mas Passos Coelho optou por manter um posicionamento equidistante em relação às candidaturas presidenciais.

“A diferença de opiniões não tem nada de grave nem de anormal em democracia. E se, nesta matéria em concreto, a minha visão não é coincidente com a das direcções nacionais dos partidos de que estou ideologicamente mais próximo, cabe-me a mim respeitá-la e assumir que, assim sendo, a minha motivação para prestar este serviço ao país não chega, por si só, para justificar uma candidatura que, neste capítulo concreto, só fazia sentido se houvesse a mesma visão dos dois lados”, afirma.

Rui Rio critica ainda a decisão de ambos os partidos (PSD e CDS) quanto à liberdade de voto nas eleições de Janeiro e reconhece que, caso avançasse, isso seria visto como uma atitude divisionista, senão mesmo desestabilizadora.

O antigo presidente da Câmara do Porto refere também que seria muito difícil lançar uma candidatura com possibilidade de vencer fora de Lisboa.

“Num país profundamente centralizado como Portugal, lançar uma candidatura presidencial vencedora e nacionalmente reconhecida a partir de uma cidade que não a capital do país, é uma tarefa muito próxima do impossível”, defende.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    16 out, 2015 palmela 00:21
    acho que rui rio devia pensar melhor e nao desistir da ideia de ser presidente da republica!
  • Olá!
    15 out, 2015 Urb. da Coelha 11:38
    Quando é que nos juntamos todos aqui?...Em Janeiro fico disponivel!
  • Pena
    15 out, 2015 Lx 10:53
    Desistiu? Não devia...Mas compreendo. O povo gosta é de estrelas da televisão.
  • Carlos
    15 out, 2015 Coelho 10:52
    Alguém me confirma em que cidade/zona do País o Professor Marcelo Rebelo de Sousa lançou a candidatura? Pensav a que tinha sido em Braga/Norte do País, porque só joje regressei de Marte.
  • Couto Machado
    15 out, 2015 Porto 10:25
    Não percebi o último parágrafo da arenga, mas nem é preciso. Montar uma máquina eleitoral, necessita de muito dinheiro e o senhor Rio não tem. O outro provinciano a candidato, tem mais lábia, que é um atributo que os portugueses exigem e adoram. Esta de ter vindo à aldeia natal dos seus antepassados anunciar a partida para a corrida a Belém, causa uma impressão fantástica nos aldeões, que se ele ganhar, não o voltam a vêr nas berças. Fica muito longe e é uma maçada .Quanto ao senhor Rio, falta-lhe o tutor Veiga, que já não está para estas coisas.
  • Desta vez
    15 out, 2015 Lx 09:27
    Rui Rio cometru um erro! Se tem a convição que tem as maiores condições e qualidades para PR, deveria ter-se candidatado. A justificação da criação de divisões não é seria. Sendo a candidatura para eleição a PR unipessoal e não partidária, só mostraria a sua isenção e imparcialidade para o desempenho do cargo. Errou!...
  • Paulo
    15 out, 2015 vfxira 09:25
    Partidarismos à parte,Rui Rio seria melhor candidato que Marcelo,mas como tudo em politica,os interesses soam mais alto.
  • Pois é!
    15 out, 2015 Lis 09:17
    Rui Rio confiou demais num disfarçado social-democrata que está ao comando do actual PSD, mais a sua trupe de oportunistas que o suportam. A rapousa avançou e Passos enguliu, como bom estômago que tem. O que ele quer é o poder "custe o que custar"...expressão dele! O povo, o país e a democracia que se lixem!...Ou será que é "que se lixem as eleições "?

Destaques V+