Tempo
|
A+ / A-

Patriarca. Coligação PSD-CDS-PS seria "mais natural"

14 out, 2015 - 23:45

Cardeal patriarca lembra que a coligação e o PS formam "uma grande maioria no próximo Parlamento" e que, por isso, seria "mais natural que o acordo surja dentro deste conjunto do que fora deste conjunto”.

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa mostra-se preocupado com a actual situação política portuguesa.

Em entrevista à Renascença, D. Manuel Clemente teme que a instabilidade política pós-eleitoral possa pôr em causa a consolidação alcançada até agora.

“O que sobretudo me preocupa é que, se alguma instabilidade continuar, possa pôr em causa alguma consolidação que efectivamente se tem feito, atendendo aos dados que vão sendo publicados. Acredito que, quer relação a essas forças, quer em relação às outras duas forças [Bloco e CDU] que têm agora mais expressão parlamentar, vingue o interesse nacional”, disse.

Clemente, que está no Vaticano a participar no sínodo da família, lembra que “ao longo destes 4/5 anos – desde que nós pedimos a assistência internacional – houve um caminho que se seguiu e que estava mais ou menos enquadrado por um acordo que tinha na base três forças políticas (o PS e a actual coligação) – com divergências quanto aos ritmos, mas uma base comum de entendimento nacional e internacional”.

"Juntando essa coligação ao PS isto forma uma grande maioria no próximo Parlamento. Parece-me mais natural que o acordo surja dentro deste conjunto do que fora deste conjunto”, acrescentou.

Sínodo "no bom caminho"

Nesta conversa na Edição da Noite da Renascença, D. Manuel Clemente falou também dos trabalhos do sínodo. Continuam “no bom caminho”, “com boa vontade” e “ouvindo-nos uns aos outros”, embora haja “discrepâncias”.

O cardeal português fala da desagregação das famílias (lembrando “o grande êxodo das sociedades tradicionais para as cidades, para as periferias, com as emigrações – tanta gente que sai do país à procura de outras viabilidades profissionais”) e defende que a “valorização do papel das famílias” deve ser acolhida pela igreja e pela “legislação dos Estados”.

D. Manuel Clemente defendeu ainda que o Papa Francisco deveria fazer um documento a partir do relatório final do sínodo.

No debate de actualidade religiosa da Edição da Noite da Renascença participaram também a vaticanista Aura Miguel e o juiz Pedro Vaz Patto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Sampaio
    16 out, 2015 Guarda 11:54
    D.Luisa Rodrigues,obrigado pela receita e já constato que além de ser míope já não consegue fazer o diagnostico de nada.Por isso não vou tomar os remédios que receita.Será com estas receitas que quer contribuir para uma conversa serena? Pense,pense,porque é para isso que tem uma coisa mais ou menos redonda em cima dos ombros.Por isso não vou perder mais tempo com quem tem os seus inimigos,mesmo que eles sejam os transmissores da bondade e fraternidade entre os homens.Esse portador da mensagem é o Sr.Cardeal e é injusto porque se temos outra relegião ou até nenhuma não devemos tirar ilações das palavras de pessoas que só querem o bem dos Portugueses.Há outros que até a Pátria vendem por algumas moedas,como judas traiu JESUS também por algumas moedas.Por isso que mais lhe posso dizer,que o seu amor a alguns politicos satisfaçam o seu ego a caminho de uma burguesia ainda mais consistente e os pobres,doentes e aqueles que sentem todas as agruras na vida que se lixem! E é na igreja católica que muitos desses conseguem o seu refúgio.Não é nos politicos nem nos novos ricos criados por esses ditos politicos que conseguem sobreviver.Promessas têm muitas,mas obras só aquelas que lhes dêm muito dinheiro para comprar os seus Ferrari e a sua mansão.
  • António Damásio
    16 out, 2015 Vila do Conde 10:17
    Concordo plenamente com o Senhor cardeal que é além do representante do Papa mais direto é um patriota
  • João Lopes
    16 out, 2015 Viseu 09:06
    Para um verdadeiro marxista, na sua cartilha há, entre outros dogmas: “a verdade hoje, pode não ser verdade amanhã” e “não olhar a meios para atingir os fins”: tudo ao serviço da revolução; será que o Dr. António Costa foi e continua a ser marxista? A máxima popular: “se queres conhecer o vilão põe-lhe o poder na mão” não explicará também as suas atitudes pouco coerentes?
  • OH Ana Sampaio
    16 out, 2015 Lx 09:03
    O meu nome é Luísa Rodrigues, e agora, já ficou a saber quem sou? (inteligência pura). Mais uma coisa. Eu escrevi 1 resposta e não as 2 dirigidas ao seu tão inteligente comentário. Em relação ao segundo, continua na linha do primeiro...enfim, o que dizer....Olhe, tome umas pastilhinhas Rennie e uns antidepressivos, para aliviar a sua azia e o seu espírito, que deve estar com muita dor. Desejo-lhe as suas melhoras!
  • Alberto Sousa
    16 out, 2015 MONTIJO 03:16
    A Deus o que é de Deus, a César o que é de César. Verdadeira "bomba atómica" rebentou em Portugal, e os detonadores foram Jerónimo de Sousa, e Catarina Martins, que resolveram numa atitude louvável, unir-se ao PS. Formarem um governo estável, a eles lhes compete, e que derrubem o governo PAFde uma vez por todas. É esse o desejo dos portugueses, que estão fartos de mentiras. Os PAF têm aquilo que procuraram, ao longo dos 4 penosos anos, que os portugueses suportaram, com imensos ataques á Constituição, e de vendas ao desbarato do Património Português.
  • Armando Meca
    16 out, 2015 Setubal 00:55
    Não sou católico, sou cristão e pensava que um cardeal devia ser uma pessoa isenta e sem preferencias politicas, mas enganei-me! Mas o meu comentario não tem a ver com religiões mas sim com a verdade. Anda muita gente em "pé de guerra" por causa da possibilidade de poder ser constituido um governo entre o p.s. e o bloco. e eu não percebo porquê. Então não é verdade que o p.s.d. se aliou a um partido de extrema direita como é o c.d.s.? qual é o mais perigoso? Para quem não sabe, ou se esqueceu, o partido do oportunista; Paulo Portas, a quando da feitura da Constituição em 1975, recusou-se a assina a mesma Constituição e agora até tem um cargo que não hexiste? Alem disso a politica de direita sempre foi a favôr dos grandes e contra os pequenos ! E não foi esta direita portuguesa que governou sempre contra o pr´prio povo, apadrinhada pelo presidente da republica que sempre fechou os olhos âs malfeitorias da mafia governativa, procedendo como um autentico padrinho?
  • Ana Sampaio
    15 out, 2015 Guarda 23:05
    não sei a quem dirigir esta narrativa à uma pessoa que se dirige ao meu comentário designando por:À ANA SAMPAIO. Para começar acho logo uma cobardia quem escreve não colocar lá o nome.Isso é apanágio dos cobardes e daqueles que querem esconder-se atrás de um biombo como um furagido que tem medo de ser reconhecido.Ou então daqueles que andam a defender situações politicas tudo servindo para atacar seja quem for.O seu comentário relativo ao Sr.Cardeal não vou perder tempo.porque o que diz é um sintoma de uma fascinante comédia que dá vontade de rir e ter vómitos por tal disfunção relativa à posição dessa pessoa.Depois vem dizer que já votou na direita e se hoje estivesse lá Ferreira Leite talvez voltasse.Isso é uma falácia e próprio de quem não tem nenhuma posição politica estruturada e bem definida.E então anda a enganar meio mundo e deve querer jogar em vários xadrez.E já que falou na Srª Manuela devo dizer-lhe que foi para mim uma péssima ministra e sabe porquê? porque foi quem criou certas coletas no FISCO que são a pior maldade que se fez à classe média e micro empresas.Como vê escolheu mal o seu alvo para se libertar do rótulo que é notório e mais uma vez utilizou a mascara(cobardia)para fugir ao seu sentimento politico.Por isso o meu rating relativo ao seu comentário é LIXO do pior.
  • ao João Lopes
    15 out, 2015 lx 22:15
    Vocês arranjaram essa narrativa mentirosa, debitam-na até à exaustão, ( ainda agora estive a ouvir na TV a Teresa Caeiro, o Abreu Amorim, com essa mentirola, cada um no seu canal), para ver se entra no cerebro das pessoas e passar a ser verdade! É isto que vocês sabem fazer! Há um filme cujo titulo é "Feios, porcos, e maus" que se adapta perfeitamente a vocês...E já agora, levem os papões para casa, já que gostam tanto de papões...
  • indignado
    15 out, 2015 Tomar 22:13
    Seria natural, porque são cada vez mais parecidos..., ambos materialistas, com as suas equipas de saqueadores do Estado, abortistas e defensores de comportamentos contra-natura e responsáveis em graus diferentes pelo empobrecimento dos Portugueses e sua crise de valores.
  • João Lopes
    15 out, 2015 Viseu 21:41
    António Costa para salvar a pele da derrota nas urnas, está a levar o PS para o abismo, mas é problema dos socialistas. O preocupante é que Costa quer levar Portugal para o precipício, tal como Sócrates em 2011, que foi o responsável da bancarrota do País e de que muitos milhares de pessoas fossem para o desemprego, para a pobreza e emigrassem. Depois de uma pequena recuperação pelo último governo, tudo se pode voltar a perder...

Destaques V+