Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coligação deixa cair plafonamento da Segurança Social e admite acelerar fim da sobretaxa

13 out, 2015 - 18:51 • Eunice Lourenço

"Documento facilitador” elenca 23 propostas que pretendem dar resposta a preocupações do PS.

A+ / A-

Garantir a não rejeição do programa de governo e a negociação do Orçamento de 2016 foram os objectivos mais imediatos da coligação Portugal à Frente (PàF) na preparação do “documento facilitador” que enviou ao PS e que serve de base ao encontro que decorre na tarde desta terça-feira, na sede do PS.

Em termos políticos, a coligação fala em primeiro lugar “num compromisso mais imediato quanto à não rejeição do programa de Governo”.

Depois, refere um “compromisso mais genérico quanto a aspectos essenciais da acção governativa futura, com destaque para os Orçamentos do Estado”, com prioridade para a negociação do OE 2016. Nem uma palavra sobre uma coligação formal ou um governo conjunto.

Quanto a propostas concretas, o documento vem “manifestar abertura” sobre várias preocupações socialistas, entre as quais “negociar uma aceleração” na remoção da sobretaxa do IRS e actualizar o salário mínimo. A coligação também manifesta abertura para algumas das propostas socialistas em matéria de legislação laboral.

No capítulo da Segurança Social, a coligação PSD/CDS insiste numa reforma do sistema, mas abdica da sua proposta de plafonamento (limites máximos para contribuições e prestações sociais), o que implica, por outro lado, que o PS deixe cair a sua descida temporária da taxa social única (TSU).

Restabelecer o Ministério da Cultura e reforçar o programa de emprego cientifico são mais duas das 23 propostas da coligação que pretendem dar resposta a preocupações do PS.

No último capítulo – o do respeito pelos compromissos europeus e internacionais – a coligação de direita admite desenvolver uma “linha de actuação comum que possa relançar o crescimento sustentado da economia”.

O “documento facilitador” prevê a criação de equipas técnicas para discutir pormenores e também a “procura de soluções consensuais” para a eleição dos órgãos internos e externos do Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    13 out, 2015 palmela 22:49
    conheço pessoas votaram no ps que andam calados nota-se que andam envergonhados com as atitudes de antonio costa!
  • rosinda
    13 out, 2015 palmela 22:40
    nao so so eu ha mais gente a fazer o mesmo ainda ontem uma pessoa me disse que ja nao tem paciencia para aturar o costa nem comentadores !As pessoas sentem-se enganadas !
  • rosinda
    13 out, 2015 palmela 20:48
    recuso-me a ouvir antionio costa!!

Destaques V+