Tempo
|
A+ / A-

Prova de acesso à carreira docente marcada para Dezembro

13 out, 2015 - 14:51

Esta avaliação de conhecimentos e capacidades é obrigatória para todos os professores contratados com menos de cinco anos de serviço.

A+ / A-

A prova de acesso à carreira docente realiza-se a 18 de Dezembro, na componente comum, decorrendo a parte específica a partir de 1 de Fevereiro. O calendário foi publicado em “Diário da República”.

A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) tem periodicidade anual e aplica-se aos professores contratados com menos de cinco anos de serviço. Só podem aceder aos concursos os candidatos aprovados previamente neste exame.

A classificação da prova expressa-se através da menção "Aprovado" ou "Não Aprovado", com base numa escala de zero a cem.

Considera-se aprovado, nas componentes comum e específica, o candidato que tenha pelo menos 50% da cotação.

Os candidatos têm de pagar 20 euros para realizar esta prova, incluindo a componente comum e a específica. Mas se quiser concorrer a mais do que um grupo de recrutamento, pagará outros 15 euros pela inscrição em cada componente específica adicional.

Foi também fixado em 15 euros, o valor a pagar pela consulta de cada uma das componentes da prova, valor que será restituído se a reapreciação for favorável ao examinando.

A prova foi criada durante a governação socialista de José Sócrates, mas nunca chegou a ser aplicada devido à forte oposição dos sindicatos, que alegam estar em causa uma avaliação eliminatória, depois de os docentes terem feito sua formação académica com sucesso.

Nuno Crato decidiu avançar com este exame, defendendo a necessidade de escolher os melhores professores para o sistema.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+