Tempo
|
A+ / A-

“A perda da fé é a maior desgraça” que pode acontecer à humanidade

13 out, 2015 - 12:02

O cardeal Giovanni Battista Re recordou as “ideologias que espezinharam os direitos humanos”.

A+ / A-

O prefeito emérito da Congregação para os Bispos retomou a questão da fé na missa de encerramento da peregrinação internacional de Outubro a Fátima, considerando que a "maior desgraça" é a perda da fé.

“Não é irrelevante nem marginal a questão de ter ou não ter fé, porque muda radicalmente a maneira de pensar e de agir. É uma questão não só para a salvação eterna, mas também para uma vida serena nesta terra”, disse o cardeal Giovanni Battista Re.

Reforçando que “a maior desgraça que pode acontecer” à humanidade “é precisamente a perda da fé”, o prelado recordou o papel que as aparições de Nossa Senhora, que a mensagem de Fátima, desempenhou e continua a desempenhar na sociedade e no mundo.

“A mensagem de Fátima continua a interpelar-nos ainda hoje; o apelo de Fátima é dirigido também a nós, propondo de novo à Igreja e ao mundo moderno os valores eternos do Evangelho”, acrescentou.

Na homilia da celebração, o prefeito emérito da Congregação para os Bispos, da Santa Sé, que presidiu às cerimónias deste ano na Cova da Iria, realçou os “estilos de vida e correntes de pensamento” que actualmente “põem em dúvida e até minam pelas raízes” a relação entre o Homem e Deus e o próprio equilíbrio da sociedade.

Uma situação que, segundo o prelado, já aconteceu no passado e abriu espaço a alguns dos mais “trágicos acontecimentos” que afectaram a Humanidade: “duas guerras mundiais” e de “duas ditaduras: o nazismo” alemão e o “comunismo da União Soviética”.

“Duas ideologias que espezinharam os direitos humanos e que foram causa de grandes sofrimentos. A luta contra Deus foi grande”, lembrou.

As cerimónias, que têm como tema "Vigiai e Orai", são presididas pelo prefeito emérito da Congregação para os Bispos e também presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina, o cardeal italiano Giovanni Battista Re.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Saraiva
    13 out, 2015 Porto 13:21
    Eu pessoalmente não acredito literalmente ou teologicamente na mensagem de Fátima e aparições. Isto na medida que tenho em consideração a espitola de Judas àcerca de determinados acontecimentos na igreja (e para termos cuidado com os "anjos de luz") . É a minha interpretação pessoal. Confesso-o aqui. Acredito claramente sim na ressurreição de Cristo. Num "novo corpo" (diferente): glorificado, incorruptivel, eterno. Suas ligaduras ficaram na tumba, vazia. E ele ressuscitou e apareceu aos povos e ainda pregou por mais uns tantos anos, já ressuscitado (antes de recolher, depois, ao 3º céu - segundo a interpretação que tenho da biblia sagrada). Acredito sim na mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo redentor e intercessor e para perserverarmos nele que significa não apenas saber os mandamentos e os ensinamentos. Significa "pormos" em prática os seus mandamentos e ensinamentos. E claramente que isto , além da fé que temos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo demonstra, perante o Pai, que o amamos. E se o amamos demonstramo-lo a Deus com atos. Que adianta eu dizer os mandamentos se não os seguir? Por isso acho que este é o caminho. Um caminho de conhecimento. Quem não conhece as escrituras basta ler os livros de "Provérbios" e "Eclesiastes", "Exodo (recomendo ver especialemnte o capitulo 20)" que podem ser uma boa maneira de abrir os olhos para a necessidade que temos das escrituras sagradas e de Deus Pai em nossas vid

Destaques V+