Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa quer dar "tradução política" à vontade da "esmagadora maioria dos portugueses"

12 out, 2015 - 18:06

PS está a "trabalhar na plataforma de um Governo", disse o líder socialista depois de uma reunião com Cavaco. Costa quer ter "posição consolidada”até ao final da semana.

A+ / A-
Costa quer dar "tradução política" à vontade da "esmagadora maioria dos portugueses"
Costa quer dar "tradução política" à vontade da "esmagadora maioria dos portugueses"

O secretário-geral do PS informou esta sexta-feira o Presidente da República sobre os contactos que tem mantido com os partidos, nomeadamente à esquerda, para a constituição da "plataforma de um Governo", mas não revelou a posição de Cavaco Silva.

"Todos temos estado a trabalhar, não no programa de cada um dos partidos - cada um tem a sua própria autonomia e expressa aquilo que é posição de cada um dos partidos - mas, a trabalhar naquilo que importa, trabalhar na plataforma de um Governo", disse.

Para Costa, essa "plataforma" deve dar “tradução política” à vontade expressa pela "esmagadora maioria dos portugueses" nas eleições legislativas de 4 de Outubro: uma “mudança” de políticas.

Questionado pelos jornalistas sobre a recepção de Cavaco às reuniões com PCP e Bloco de Esquerda, nas quais ganhou força a hipótese de criar um Governo liderado pelo PS e viabilizado pela esquerda, Costa disse apenas: “Não vi nenhuma proposta [à esquerda] que não correspondesse às preocupações do Presidente."

Adiantando esperar ter até ao final da semana "uma avaliação final" do trabalho que está a realizar com as diferentes forças políticas para transmitir ao chefe de Estado, António Costa referiu que para já transmitiu a "avaliação preliminar" que faz dos contactos que já manteve e sobre a criação de condições para exista um Governo "estável, credível e consistente".

“Ninguém teve maioria, todos temos que ter a humildade de fazer um esforço de aproximação das posições políticas de uns e outros”, referiu o socialista.

Costa diz que é prematuro traçar cenários porque “há conversas que estão ainda marcadas com diversas forças políticas”.

O PS continuou esta segunda-feira o seu périplo pelas forças com representação parlamentar. O dia político ficou marcado pelo encontro com o Bloco de Esquerda. Foi uma reunião "muito interessante" na qual foi possível identificar "matérias passíveis de convergência", afirmou Costa no final do encontro.

Catarina Martins foi mais longe: "O governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas acabou hoje."

Uma "reunião interessante" para o PS. O fim do "governo de Passos e Portas" para o BE
Uma "reunião interessante" para o PS. O fim do "governo de Passos e Portas" para o BE
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cascalense
    13 out, 2015 cascais 16:28
    COSTA QUER DAR TRADUÇÃO POLITICA Á VONTADE DA ESMAGADORA MAIORIA DOS PORTUGUESES... Diz este Sr. ora bem eu pouco ou nada entendo mas a esmagadora maioria esta na coligação e no PS, não foi isso que traduziu os nossos votos ? Pois mas se assim fôr este Sr não será o 1º Ministro, pois não, ora bolas, que era o que tanto queria. Então ter-se-á que unir aos mais pequenos, pois claro, assim sim, já será o 1º Ministro. E os dois milhões e tal de votantes na coligação, esses, esses que se danem. Meu caro Sr. quer traduzir os votos do povo ? Quer ? Então cheguem todos os partidos políticos com acento parlamentar a um consenso, sem guerras, sem mania das grandezas, sem fome de poder, juntem-se a uma mesa, e ajudem este País a crescer, deixem-se de birras e peneiras meus Srs.
  • Mafurra
    13 out, 2015 Lisboa 11:59
    "...Costa quer dar tradução política à vontade da esmagadora maioria dos portugueses..." Mas não é juntando-se a quem mais lhe morde as pernas ! A quem devemos o chumbo do PEC 4. A quem devemos a visita da Troika. Estou farto de Beijos de Judas ! O que Costa está a fazer é extremamente perigoso para a vida do PS. Espero que não queira ficar na história como o coveiro do partido a que pertence.
  • Pinto
    13 out, 2015 Braga 08:10
    Estou convencido de que grande parte do eleitores do PS não votaram na mudança mas na continuidade. Virando a página na medida do possível da mesma forma que o PSD quer fazer. Se o Costa é tão hábil que consegue consensos com partidos fundamentalmente tão diferentes do PS, por maioria de razão deve conseguir também entender-se com partidos que partilham os princípios de base com o PS.
  • rosinda
    13 out, 2015 palmela 02:55
    estou triste nao tenho paciencia nem para escutar andre sardet!!
  • Como é possivel?
    13 out, 2015 lis 02:12
    A campanha do medo e do papão que aqui está expressa! Será que esta gente é verdadeira no que está a dizer ou é virtual, para lançarem o pânico? A direita é perita nisto! Se for verdade, parece que estamos ainda no seculo 20 e não no 21!..."levantar o dinheiro e fugir se esta gente for poder em PT"?...mas isto faz algum sentido? Será que esta pessoa (João), não sabe do caso BES? Neste caso, sim, é que foram roubados e a tal "gente" a que se refere, não estava no poder! Haja mais racionalidade! Que atrasos mentais! A intoxicação mental é ainda um facto!
  • rosinda
    13 out, 2015 palmela 01:16
    cada vez ha mais doutores palhaços so que nao tem nariz vermelho!
  • João
    13 out, 2015 Braga 01:04
    Se esta gente for poder em PT eu levanto de imediato o meu dinheiro, que tanto me custou a juntar e fugo para o exterior. Num período de alguns meses estaremos numa situação catastrófica e o mais estranho é que nem foram os portugueses que a escolheram!
  • eduardo
    13 out, 2015 sintra 00:00
    Eu estou pensar emigrar depois que vi isto http://videos.sapo.pt/4ypQ00aK4SZO5Raiychm. Fujam, a loucura esta prestes chegar o poder.
  • Serrano
    12 out, 2015 Guarda 23:57
    Só espero que Costa não esteja a meter Portugal em nova alhada. Não vejo como vai satisfazer os desejos da extrema esquerda quando os meios não abundam apesar de haver alguns sinais de viragem. Será que o nosso esforço foi em vão e vamos ter que chamar novamente a Troika? Tudo indica isso.
  • por favor ao DVEL
    12 out, 2015 lx 23:37
    ao DVEL....nao se iluda com Costa. Nao se iluda com o PS...naõ peça o que desconhece, esta gente do PS de hoje saõ pior que os PSDs todos . Com eles vai voltar a ir ao fundo, bem fundo. São pessoas sem escrupulos, sem principios, sem o minimo de consideração pelas pessoas, não tem nada de esquerda Sao uma VERGONHA de politicos, nao vai ser com eles que voce muda a sua vida. Pode mudar uns dias...vai ficar a pagar uma vida. nao suplique por lixo.por favor

Destaques V+