Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manifestação junta centenas em defesa dos animais

10 out, 2015 - 19:28

Protesto foi organizado pela associação ANIMAL e contou com a presença do deputado eleito pelo PAN.

A+ / A-

Cerca de 300 pessoas juntaram-se, em Lisboa, pela defesa dos direitos dos animais, numa iniciativa organizada pela associação ANIMAL que quer o termo do financiamento das touradas pelo Estado e o fim dos animais nos circos.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da associação ANIMAL, Rita Silva, explicou que esta é uma iniciativa organizada anualmente, que tem como grande objectivo mostrar que a defesa dos direitos dos animais não é uma causa menor.

O mau tempo não demoveu quem hoje quis manifestar-se pelos direitos dos animais, e foi debaixo de chuva que Rita Silva apontou que aquelas centenas de pessoas estavam ali para reivindicar os direitos dos que não se podem representar a si próprios.

De acordo com a responsável, um dos propósitos da ANIMAL é conseguir que o Estado deixe de financiar os espectáculos de tauromaquia, com os quais gasta cerca de 16 milhões de euros anualmente.

"É um símbolo tão forte, tão forte, da forma como nós ainda mal tratamos e ainda por cima pagamos esse mau trato a animais e de forma completamente legal, que no dia em que essa indústria caia, muitas outras formas de maus-tratos cairão atrás, como efeito dominó", defendeu Rita Silva.

Opinião partilhada pelo deputado do partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza) eleito por Lisboa para a Assembleia da República, André Silva, para quem as pessoas têm o direito cultural de se divertirem, mas não à custa do sofrimento dos animais.

"Nós estamos na linha da frente pela abolição da tauromaquia, que ainda só não terminou porque está a ser alimentada pelo Estado, pelo Governo e pelas autarquias com muitos milhões de euros", apontou André Silva.

Acrescentou que os portugueses têm que perceber que as touradas não são apenas uma questão cultural, são também "uma questão que lhes mexe nos bolsos, que mexe com o dinheiro dos contribuintes".

Em declarações à Lusa, André Silva aproveitou para salientar que o principal problema em relação aos animais é o facto de eles não terem direitos e de serem vistos pelo direito português como coisas, algo que o PAN pretende ver alterado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Modas
    11 out, 2015 Reguengos Monsaraz 10:08
    ... e depois de mortos, os animais não merecem continuar a ser tratados com dignidade ?? Refiro-me às lebres, coelhos, gatos, cães, etc que não atropelados ou mortos nas estradas e ali ficam a ser trucidados, desfeitos Quem quer tomar a responsabilidade desta situação .. as juntas de freguesia , as câmaras, as autoridades ( policia, gnr ), Alguém quer tomar conta ?? ou alguém com poderes é capaz de distribuir esta missão ??
  • WL
    11 out, 2015 Lisbon 09:50
    O quê?? mas aí é que está !! Este zé poveco duma figa não sabe nem quer saber o que o estado dá para estas fantochadas deprimentes à custa dos infelizes (denominados touros)! Porque é que não colocam os humanos malditos na arena a receber com o melhor agrado os ferros e o touro a cavalo a fazer o que fazem os humanos a cavalo?? Queremos ver a reacção dos humanos nessas condições!! queremos ver!!! E o quê?? o estado dá quanto????? milhões??? o quê??? e vêm com a dita da crise espoliar-nos ao nível da saúde, educação , e de tudo , mas para isto há???? o quê??????????????????????????????
  • O Nome
    11 out, 2015 A Localidade 02:31
    Se tivessem algo de mais interessante na vida deles não perdiam tempo com esquerdalhices deste género. Raios partam estes hippes.
  • Mafurra
    10 out, 2015 Lisboa 22:16
    Mas para isso já há dinheiro !
  • António Nunes
    10 out, 2015 Ulme 22:07
    Quem escreveu a notícia por acaso fez contas? experimentou dividiu os 16 milhões pelo número de espetáculos ano? A que conclusão chegou?
  • desousa
    10 out, 2015 ermesinde 22:06
    De bem com a vida , assim é fácil preocupar-se com os animais,
  • antonio ughetto
    10 out, 2015 Faro 21:36
    Os animais são seres vivos e sofrem como nós..........escravizar um animal ou mesmo explorar ´é crime
  • jose
    10 out, 2015 lisboa 20:28
    È de lamentar ver as noticias á cerca da defesa dos animais, quando muitos vao passear seus cachorrinhos ignoram os dejetos deixados por cachorrinhos, levando por vezes aoi mau cheiro e passeios com dejetos , sem os recolher e colocar nos caixotes existentes para o efeito, passando os moradores serem obrigados a respirar o mau cheiro..Por vezes vao passear seus cachorros, ao anoitecer, assim não se preocupam com os dejetos deixados pelos animais. Deviam sim preocupar mais com o asseio de parques passeios ou ate espaços verdes.
  • Paulo
    10 out, 2015 vfxira 20:07
    Sou totalmente de acordo que se acabe com as touradas,e o não uso de animais em circos e outros espectaculos,acho bem que os animais não sejam tratados mal.as camaras municipais devem ter em conta a qualidade de vida e de acomodamentos para os animais nos canis,com comida,água e tratamentos veterinários.
  • Carlos Augusto
    10 out, 2015 Lx 19:59
    A opinião publica parece estar indiferente a muitas mulheres que foram despedidas por gravidez, havendo relatos de muitas delas que em fraqueza desmaiam por falta de alimentação

Destaques V+