Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Os Verdes não vão inviabilizar eventual Governo socialista

10 out, 2015 - 18:51

Decisão foi tomada este sábado após reunião do Conselho Nacional do partido.

A+ / A-

O partido ecologista Os Verdes (PEV) considera que cabe ao PS determinar se pretende assumir a responsabilidade de "um virar de página", formando um Governo com "políticas adequadas", e assegura que não o inviabilizará.

"Os cidadãos expressaram uma vontade para que PSD/CDS não se mantenham no Governo e para que possa surgir uma outra formação governativa", lê-se num comunicado sobre as conclusões da reunião do Conselho Nacional do PEV, realizado este sábado.

Reiterando a abertura e disponibilidade do partido para discutir "um programa de Governo sustentado em políticas alternativas, que quebre o ciclo de empobrecimento e de travão ao desenvolvimento ambiental, social e económico do país", o PEV considera que cabe ao PS determinar se quer assumir essa responsabilidade.

"Compete ao PS determinar se pretende assumir a responsabilidade de um virar de página formando um governo com políticas adequadas, que os Verdes não inviabilizarão, ou se, à semelhança do que tem acontecido nas últimas décadas, pretende voltar a dar a mão à direita para que esta continue no Governo", refere o partido ecologista, notando que os partidos que se apresentaram a eleições comprometendo-se com uma mudança de política detêm, no seu conjunto, a maioria dos deputados.

Por isso, acrescentam, "seria irresponsável" não atender a este novo quadro parlamentar "e fingir que tudo se mantinha igual".

"Os Verdes consideram que os cidadãos expressaram uma vontade para que PSD/CDS não se mantenham no Governo e para que possa surgir uma outra formação governativa", sustenta o partido ecologista.

Depois de uma primeira reunião com o PS, na sexta-feira, Os Verdes já têm novos encontros agendados para terça e quarta-feira. Na mesa das negociações, indicam Os Verdes, tem de estar um conjunto de matérias, como a aceitação do princípio da não privatização do sector da água, a discussão da política energética, a promoção dos transportes colectivos e o combate às assimetrias regionais, entre outras.

No comunicado, o PEV congratula-se ainda pelos resultados da CDU (PCP/PEV) nas eleições de domingo, sublinhando que a coligação obteve mais votos, mais percentagem e mais um mandato para a Assembleia da República, traduzindo uma consolidação que se tem vindo a verificar nos atos eleitorais dos últimos anos.

O PEV lamenta, contudo, "a atitude profundamente parcial e discriminatória durante a campanha por parte da comunicação social", com "um silenciamento inaceitável em relação à voz dos Verdes no quadro da pluralidade da CDU".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    11 out, 2015 Funchal 11:16
    Há quantos "séculos" o Partido "Os verdes" não vai a votos? Alguém sabe qual é a sua expressão eleitoral? É um dos maiores "bluff´s " da democracia portuguesa: um deputado(a) sem eleitores!!
  • João Lopes
    10 out, 2015 Viseu 20:39
    Os Verdes, comunistas disfarçados, são como as melancias: verdes por fora e vermelhas por dentro!

Destaques V+