Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 95 o número de mortos na Turquia

10 out, 2015 - 14:31

Ancara foi palco de duas explosões durante uma manifestação pela paz. Presidente diz que duplo bombardeamento teve como principal alvo a paz e a unidade do país.

A+ / A-
Turquia. Dois atentados fazem dezenas de mortos
Turquia. Dois atentados fazem dezenas de mortos

Foi oficialmente actualizado para 95 o número de mortos em resultado do duplo bombardeamento que ocorreu este sábado de manhã junto à principal estação de comboios da capital turca, Ancara.

O ataque bombista, que as autoridades classificam de terrorista, foi levado a cabo durante uma manifestação pela paz e deixou 246 pessoas feridas, 48 das quais em estado grave.

Os números foram actualizados pelo ministro da Saúde, Mehmet Muezzinoglu, em conferência de imprensa conjunta com o ministro da Administração Interna, Selami Altinok. Questionado sobre as medidas de segurança existentes durante a manifestação, Altinok afirmou não ter notícia de brechas na segurança.

O ataque deu-se ao início da manhã e o número de vítimas tem vindo a aumentar. O Presidente turco, Tayyip Erdogan, condenou veementemente o atentado, afirmou que a resposta “mais significativa ao terror é a “solidariedade e a determinação” do povo e cancelou a visita oficial que ia fazer ao Turquemenistão.

O primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, por seu lado, suspendeu as actividades da campanha eleitoral para as eleições de Novembro e decretou três dias de luto nacional.

A manifestação que decorria a favor da paz tinha sido convocada por vários movimentos de esquerda, depois de o exército turco e os rebeldes curdos do PKK terem interrompido uma trégua de três anos e retomado os combates em Julho.

Desde a ruptura do cessar-fogo, morreram centenas de pessoas em numerosos ataques e confrontos entre o exército turco e o PKK.

[actualizado às 21h54]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    11 out, 2015 Matosinhos 10:51
    "PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE". E a vontade foi quebrada ainda no Paraíso, quando Abel matou Caim. A partir daí é o salve-se quem puder! ...
  • António Costa
    10 out, 2015 Cacém 17:29
    Quase 100 mortos por APENAS pedir a PAZ....é uma vergonha.....ao que parece o ÓDIO continua a matar a PAZ. E há pessoas que continuam a ser massacradas, só por pertencem a povos como o Povo Curdo.
  • Luis
    10 out, 2015 Oeiras 16:40
    Isto é o que espera Portugal se mais pessoas irresponsáveis continuarem a trazer refugiados não identificados e não registados para Portugal de forma ilegal.

Destaques V+