Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF diz que risco de haver terroristas entre refugiados é muito baixo

10 out, 2015 - 13:01

Director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras foi um dos convidados do programa “Em Nome da Lei” da Renascença, no qual também o ministro Poiares Maduro anunciou uma campanha de sensibilização para a chegada dos refugiados a Portugal.

A+ / A-
Risco de terroristas entre refugiados é muito baixo, sublinha SEF
Risco de terroristas entre refugiados é muito baixo, sublinha SEF

O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) admite que o risco de haver terroristas entre os refugiados é muito baixo. Entrevistado pela Renascença, António Beça Pereira afirma que o trabalho que está a ser feito no terreno dá garantias de segurança e tranquilidade.

“Essa vertente não é descuidada, não é esquecida e está presente, mas está presente de uma forma discreta. Creio que o modo como a selecção das pessoas está a ser feita, [juntamento com o trabalho das] agências europeias que estão no terreno, dos oficiais de ligação dos países que estão no terreno, mais o trabalho das autoridades policiais dos vários Estados apontam no sentido de que temos razões para estar tranquilos”, defende no programa da Renascença “Em Nome da Lei”.

No mesmo programa, emitido aos sábados entre as 12h00 e as 13h00, esteve o ministro-adjunto Poiares Maduro, que aproveitou a oportunidade para anunciar uma campanha de sensibilização para a chegada dos refugiados a Portugal, que vai ser lançada dentro de dias.

Poiares Maduro aproveitou para pedir cuidados acrescidos nas iniciativas de solidariedade individuais, sublinhando que o ideal é que tudo passe pelo portal que entretanto foi criado na Internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    14 out, 2015 Lisboa 14:48
    Se o risco é baixo mesmo assim é muito mau, pois deveria era ser nulo.
  • joao costa
    10 out, 2015 coimbra 16:33
    como e que esse senhor pode ter tanto a certeza que nao ha terroristas entre os refugiados?
  • Abutre
    10 out, 2015 Lisboa 16:05
    Olhem para a turquia
  • nelson
    10 out, 2015 abrantes 15:55
    Se fosse terrorista era o que gostava de ouvir e infiltrar-me-ia de certeza.Nos tempos que correm não se podem fazer declarações desta natureza, pois todos os cuidados são poucos!
  • desatina carreira
    10 out, 2015 queluz 15:18
    basta um o risco e minimo
  • Jose Seco
    10 out, 2015 Lisboa 14:36
    Estas notícias tornam-se anedóticas realmente. O SEF que nunca controlou grande coisa, no que diz respeito a quem entra, vem agora dizer que tudo está controlado. Será mais uma notícia a mando do governo. Aflitivo como portugal caminha na mentira sistemáticamente. Na mentira governativa, na mentira da falsa notícia, etc. A realidade mostra onde chegou o país com tanta mentira e oportunismo de quem gere e governa! Temos um país destruído para várias décadas conforme todos vão vendo!
  • Dinis
    10 out, 2015 Fernão Ferro 14:32
    Pois, até parece que os supostamente terroristas trazem uma etiqueta na testa ou caso lhes perguntem vão admitir que têm atividades ligadas a esse tipo de organizações. Se em alguns casos os ataques terroristas são feitos por pessoas de quem não havia nem uma pequena suspeita... O problema é o radicalismo que está associado à maioria das crenças do Islão e também às pessoas que sendo de alguma forma excluídas pela sociedade encontram nesse tipo de ações uma forma de se vingarem. A maioria dos ataques realizados nos Estados Unidos são devidos a situações dessas e, não tenho dúvidas de que mesmo os que têm por base o radicalismo Islâmico acabam por ser motivados por razões muito semelhantes: vinganças em relação a uma sociedade que os exclui. Investiguem esse aspeto que talvez cheguem a algum lado.
  • jgomes
    10 out, 2015 s. domimgos rana 14:29
    Daqui a 10 ou 20 anos são os portugueses e europeus em gaeral a fugirem dos seus países de origem!.....Felizmente que já cá não estarei para ver.
  • LEOLEO
    10 out, 2015 LISBOA 14:24
    Mesmo que apenas 1 terrorista possa entrar, mesmo que apenas um europeu possa ser vitima é suficiente para não poder escancarar as portas da Europa- Porque não vão os refugiados para a Arabia Saudita, Emiratos, Quatar e outros países vizinhos com rendimentos per capita elevadissimos?
  • JoseGomesLisboa
    10 out, 2015 Lisboa 14:22
    Eles depois são recrutados. --------Lembram-se das invasões dos vizigodos? --------Pois, quem não conhece a História não tem futuro. --------Continuem assim, ignorantes e a deitar as culpas para os outros.

Destaques V+