Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Várias explosões fazem 30 mortos na Turquia

10 out, 2015 - 09:55

Presidente turco condena atentados, que ocorreram durante uma manifestação sindical a favor da paz no país.

A+ / A-

Pelo menos 30 pessoas morreram este sábado de manhã na capital turca, Ancara, vítimas de várias explosões, que também provocaram 126 feridos.

Os números foram actualizados pelo Governo turco, que confirma ter-se tratado de um ataque terrorista realizado por bombistas suicidas. Os atentados tiveram lugar durante uma manifestação sindical a favor da paz no país, em frente à estação central de comboios de Ancara.

O Presidente, Tayyip Erdogan, já veio condenar veementemente o duplo bombardeamento que, segundo diz num comunicado, teve como principal alvo a paz e a unidade do país.

Erdogan defende que a “solidariedade e determinação” do povo “é a melhor e mais significativa resposta ao terror”.

A manifestação a favor da paz tinha sido convocada por vários movimentos de esquerda, depois de o exército turco e os rebeldes curdos do PKK terem interrompido uma trégua de três anos e retomado os combate em Julho.

Pouco depois dos ataques, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, reuniu-se com o vice-primeiro-ministro, Yalcin Akdogan, e os chefes da segurança nacional para analisar o que se passou.

(Notícia actualizada às 12h00)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Charlie
    10 out, 2015 Lisboa 12:39
    Encomendada por quem? Pelo governo. Transparente como água...
  • ROSARIO
    10 out, 2015 BOBADELA 12:15
    meu DEUS por onde tu andas para deixares que os homens se matem assim tem pena da humanidade
  • Nortada41
    10 out, 2015 Porto 11:44
    A Turquia nunca mais vai ter Paz enquanto não negociar com verdade e entregar ao Povo Curdo o que é seu por direito, O PKK é descrito como terrorista ´so gostava de saber para a definição de terrorismo qual é A diferença entre fazer explodir Bombas com ataques suicidas ou larga-las de um avião. É fácil um tem dinheiro para ter aviões e o outro não , luta com o que tem.

Destaques V+