Tempo
|
A+ / A-

Marcelo anuncia candidatura a Belém e apela a "convergências alargadas"

09 out, 2015 - 18:01 • Ricardo Vieira

Ex-líder do PSD entra na corrida a Belém como um candidato "independente e livre". "É tempo de pagar a minha dívida moral a Portugal", declarou.

A+ / A-
Marcelo candidato. "É tempo de pagar a minha dívida moral a Portugal"
Marcelo candidato. "É tempo de pagar a minha dívida moral a Portugal"

Veja também:


Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta sexta-feira à tarde a candidatura à Presidência da República. "Chegou o tempo" de avançar para Belém. "Cumprirei o meu dever moral de pagar o que Portugal me deu", declarou o antigo líder do PSD.

O anúncio oficial da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República aconteceu na biblioteca com o seu nome, em Celorico de Basto, Braga.

Durante o discurso de cerca de 15 minutos, passou em revista quatro décadas de vida pública e falou das suas diversas facetas como político, professor e comentador.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que sempre pautou as suas intervenções pela independência e liberdade, nos tempos da ditadura e depois do 25 de Abril.

Considera que reúne condições para avançar para Belém, porque conhece por dentro o poder central e local, a Presidência da República como conselheiro de Estado, tem experiência internacional e conhece bem a Constituição da República, que ajudou a elaborar e a rever.

Marcelo defende "convergências alargadas"

Na apresentação de uma candidatura de "afectos", com a bandeira de Portugal em pano de fundo, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que está na hora de o país "sair do clima de crise pesada e injustça que já durou tempo demais".

"É essencial que haja convergências alargadas sobre aspectos de regime. Não há desenvolvimento com governos a durem seis meses ou um ano e com ingovernabilidade crónica", afirmou o professor, numa altura em que a coligação PSD/CDS tenta encontrar uma solução governativa após a vitória sem maioria absoluta nas eleições legislativas de domingo.

Lembra que, enquanto líder do PSD e da oposição, aprovou três orçamentos do Estado do Governo socialista de António Guterres, que não tinha maioria no Parlamento.

O agora candidato a Presidente da República salienta que a estabilidade tem de estar ao serviço de um "fim maior", nomeadamente, o combate à pobreza e às desigualdades sociais. "Ninguém se salva sozinho", "é preciso construir pontes", reforçou.

"Dívida moral"

Considera que "é tempo de pagar" e "dívida moral" que diz ter para com o país. "A partir de agora, os portugueses e as portuguesas não poderão dizer que fugi da prova do voto e me escondi atrás das minhas conveniências", sublinhou.

Apresentou-se como católico, “influenciado pelo Vaticano II, concílio bem presente no magistério do Papa Francisco”, português “defensor da lusofonia”, europeísta “por Europa das pessoas, da solidariedade e contra o confidencialismo e o egoísmo”, transatlântico e universalista.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à biblioteca de Celorico cerca de 20 minutos antes da apresentação e esteve à conversa com os jornalistas.

Em tom descontraído, disse que estar em Celorico de Basto, onde tem raízes familiares, “é estar em casa” e confirmou que vai deixar o espaço de comentário político na TVI.

Marcelo Rebelo de Sousa tem 66 anos. Aderiu ao PSD pouco depois da fundação, foi líder do partido, candidato à Câmara de Lisboa, é professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e nos últimos anos destacou-se como comentador político.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ao João Simas
    10 out, 2015 port 20:31
    Na faculdade de direito? ..."e assina de tudo um homem/Professor..." O que é que ele assina?
  • fanã
    10 out, 2015 aveiro 17:24
    Mais alargadas que aquelas que o PaF já tem ???????...........com a CDU ,BE, Alemanha e o FMI......impossível de melhor!
  • Fluis porto
    09 out, 2015 Lisboa 22:28
    Esta é a melhor notìcia que Portugal poderia ter. Para além de ser honesto,culto, não recebe ordens dos bilheteria e afins.
  • AAAA
    09 out, 2015 LX 21:49
    Um autêntico flop. Na faculdade interrompia as orais de filhos de amigos que lhe davam trabalho no jornalismo... Foi conivente com a proliferação das universidades privadas medíocres como a católica só para ganhar mais uns trocos... o seu melhor amigos era o Ricardo Salgado, um dos maiores escroques portugueses de sempre... acho que não é preciso dizer mais nada relativamente à falta de seriedade deste fulano. Um papagaio que sempre fez parte do sistema que levou Portugal à desgraça actual.
  • Paulo
    09 out, 2015 vfxira 21:07
    Será possivel esta criatura chegar a presidente?Este país e este povo merecia mais e melhor.
  • Pedro
    09 out, 2015 Bencatel 20:50
    Mais um à procura de tacho, depois de tanto tabu lá o convenceram a candidatar-se, só espero que o seu programa na TVI seja cancelado, pois a campanha já leva quatro anos. Não votarei nele.
  • João Simas
    09 out, 2015 Lajes do Pico 20:36
    Um dos melhores prof. que tive na faculdade direito de lisboa, uma dos mais brilhantes juristas Portugueses e assina de tudo um homem/Professor que respeita às pessoas e seus alunos....Parabéns pela coragem e tenho a certeza que será um dos melhores presidentes que Portugal já teve mas também sei que será o mais temido por qualquer primeiro ministro português....#MarceloPresidente
  • Carlos Augusto
    09 out, 2015 Lx 20:16
    Mais direita no poder? Já há 4 anos que estamos (des)governados por essa gente e o povo ainda não tomou juizo. Abram os olhos, pois a direita defende é os interesses dos grandes ricalhaços e só em momentos de eleição é que se lembra do povinho
  • António Valente
    09 out, 2015 SINTRA 20:15
    O lugar de Presidente da República tem que ser ocupado por uma pessoa com personalidade e conhecimento e a Maria de Belém Roseira tem esses dois predicados.
  • januario
    09 out, 2015 azeitão 19:58
    Votem nele!Votem nele! Este povinho gosta mesmo é de quem está-se nas tintas para ele.É um povo sado-masoquista, tipo, quanto mais me batem mais gosto deles.Com a eleição do maior vendedor de banha da cobra desta país-inho, a equipa de tiranos fica completa.

Destaques V+