Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Ministro das Finanças tem que ser o mentor da reforma do Estado"

09 out, 2015 - 17:14 • José Pedro Frazão

António Nogueira Leite foi conselheiro económico de Passos Coelho há quatro anos. Numa entrevista concedida à Renascença, dias antes das eleições, defendeu que o próximo titular da pasta das Finanças tem que ter especial sensibilidade para a administração pública. E sustenta que Paulo Macedo seria um “bom ministro” para a pasta.

A+ / A-
​“Ministro das Finanças tem que ser o mentor da reforma do Estado"
​“Ministro das Finanças tem que ser o mentor da reforma do Estado"

Foi na parte final de um debate na Edição da Noite da Renascença sobre a situação da banca portuguesa. Questionado sobre o perfil do próximo ministro das Finanças, António Nogueira Leite desaconselhou a designação de "um académico que flutue acima dos problemas, mesmo que faça bons discursos ou tenha relações privilegiadas com A,B ou C lá fora”.

Ele mesmo professor catedrático, Nogueira Leite reconheceu a relevância de um ministro como Vítor Gaspar em determinada parte da legislatura marcada pelo programa de ajustamento económico e financeiro.

“Foi muito importante no caso do doutor Vítor Gaspar cuja relação com a troika e com a Alemanha foi absolutamente essencial em determinados momentos do processo. Mas agora a situação é diferente”, argumentava o gestor, que aconselhou Passos Coelho na campanha das legislativas de 2011.

O perfil do novo ministro das Finanças deve estar ligado ao que pode mudar na Administração Pública, defendeu Nogueira Leite

“O ministro das Finanças tem que ser alguém que ajude o Governo e que seja o mentor de um processo de reforma do Estado que todos prometem mas ainda ninguém concretizou de uma forma visível”, afirmou na Edição da Noite na primeira semana de campanha eleitoral.

Questionado sobre o nome de Paulo Macedo para a pasta das Finanças, Nogueira Leite não deixou dúvidas. "Paulo Macedo já mostrou que, entre muitas coisas em que podia ser bom, podia ser um bom ministro”, rematou o economista e antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    10 out, 2015 Funchal 00:00
    Em "bicos de pés" para ver se chega a Ministro! Mas, já é, talvez, o 5º ou 6º!!

Destaques V+