Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD e CDS não apresentaram "proposta concreta", diz Costa. Passos devolve a acusação

09 out, 2015 - 11:52

Lamento do líder do PS depois de uma reunião "inconclusiva". Já Passos está disponível para ser "atrevido" e fazer uma "adivinhação" das medidas que os socialistas desejam ver aprovadas para garantir um acordo.

A+ / A-
Ninguém levou propostas. Reunião PS/PSD/CDS adiada para terça-feira
Ninguém levou propostas. Reunião PS/PSD/CDS adiada para terça-feira

Veja também:


A coligação PSD/CDS não apresentou uma "proposta concreta" para chegar a um acordo que garanta a governabilidade, disse o líder do PS aos jornalistas depois de uma reunião "bastante inconclusiva" na sede social-democrata, em Lisboa, que demorou três horas. A acusação foi devolvida, pouco depois, por Pedro Passos Coelho.

O líder do PSD diz que deve ser o PS a apresentar propostas porque "houve um programa que foi sufragado nas eleições com mais expressão" (o da coligação e não o do PS). Mas, para impedir um "impasse", Passos diz-se disponível para ser "atrevido" e adivinhar que medidas os socialistas gostariam de ver aprovadas para garantir condições de estabilidade governativa.

O PS diz, por seu lado, que o "ónus da governabilidade" está do lado do PSD/CDS. Há um "novo quadro parlamentar em que [a coligação] perdeu a maioria e em que necessita de criar condições de governabilidade e de estabilidade", declarou António Costa aos jornalistas.

"Julgo que o facto de o PS não ter apresentado uma proposta não devia conduzir a um impasse", ripostou, minutos depois, Passos. O PS "preferiu" que fosse a coligação "escolher propostas" do Partido Socialista, atirou.

Nova reunião

Jogo do empurra? O líder social-democrata diz que não. Na terça-feira haverá nova reunião entre Passos, Paulo Portas e António Costa. A coligação fará propostas tendo em conta o programa do PS, mas que não ponham em causa a filosofia do seu próprio programa – um exercício "atrevido", de uma "certa adivinhação", mas exequível, caracterizou Passos.

O PSD/CDS não traça "linhas vermelhas". "Se for possível fazer uma restituição mais rápida dos salários, se for possível fazer uma remoção mais rápida da sobretaxa, não o deixaremos de fazer", afirmou o primeiro-ministro.

"Estamos disponíveis para nos aproximarmos do Partido Socialista", disse. Mas "remover a austeridade" não pode pôr em causa o cumprimento das metas que o Tratado Orçamental impõe, nomeadamente um défice igual ou inferior a 3%.

"O país não perceberia, depois de ter escolhido como vitoriosa uma força política, que, pelo facto de não ter maioria absoluta, essa maioria não estivesse disponível para acolher outras propostas e para dialogar e chegar a um compromisso. É essa a nossa obrigação, mas não é uma obrigação só nossa", referiu.

Elogios ao PCP

Aos jornalistas, António Costa defendeu que o "ónus" de garantir as condições para governar está do lado do PSD/CDS, "aliás, na sequência do convite que foi dirigido pelo Presidente da República ao doutor Pedro Passos Coelho".

"O diálogo tem que assentar numa proposta concreta" da coligação que venceu as eleições, afirmou Costa, que esperava mais do PSD/CDS. Costa lembrou que o PCP, ao contrário da coligação PSD/CDS, apresentou propostas ao PS.

O secretário-geral do PS fez questão de sublinhar o que diz serem as diferenças da atitude da coligação face ao PCP, que apresentou propostas passíveis de análise pelos socialistas.

"Com o PCP foi mais fácil, porque havia matéria concreta que foi posta em cima da mesa e sobre a qual foi possível discutir e definir um método de trabalho mais concreto. Nesta [com a coligação PSD/CDS-PP], vamos ter de aguardar pelo início da próxima semana para podermos ter uma proposta que seja susceptível de apreciação por parte do PS", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó João Moura
    11 out, 2015 ga 20:46
    Que ridiculo comentario!...Nunca tinha aparecido por aqui um comentario que "estrezandasse" tanto a bafio...
  • João Moura
    10 out, 2015 Seixal 18:22
    António Costa também não apresenta qualquer proposta/solução e também não sabe dizer nada, senão vejamos: Reunião com PSD não foi conclusiva (inconclusiva) e da parte dele foi??? Entrevista sobre o facto o que é que ele diz de concreto? Nada, absolutamente nada, verifica-se que sabe falar português e o vasto vocabulário evasivo, não diz nada que se perceba ou se compreenda os seus objetivos de governabilidade, vejamos o próprio conteúdo da notícia, o que nos diz? NADA. António Costa não é politico é secretário geral do PS, o que é muito diferente. Vejamos o vasto currículo dos SG do PS desde o seu fundador que foi expulso do partido comunista, levou o Pais duas vezes à bancarrota, vendeu por 2x as reservas do ouro do BP, aderiu à CEE nos termos vistos, um outro que nem contas sabe fazer e demitiu-se quando era para ser entalado por causa do negocio com a GALP, outro andava a dar milho aos pombos pelo que Costa acabou com eles na baixa de Lisboa, sim, não fosse ser visto em reincidência pelo que foi morar para Alameda, longe de Braamcamp, o lobo perde a pele mas não perde o vicio.
  • Ao LGS
    09 out, 2015 Lx 23:10
    Caro senhor(a), que canal de televisão tem visto, que não passa na minha? Programa do governo???? Mas qual programa?, o tal que anda toda a gente a questionar e que ainda não apareceu? Não me diga que já o conhece??!!!Caramba, devemos andar todos a ver os canais errados... Mas qual é a duvida em relação ao facto de quem marca as reuniões é que deve esmiuçar o mote das mesmas? É assim em todas as partes do mundo...estará já Portugal excluído e também não sabemos?? Olhe, já chamam ao nosso lindo país "republica das bananas", e muito honestamente, tudo isto me parece uma brincadeira pegada que só nos humilha (a todos) perante terceiros. Parecem uns miúdos! Que vergonha!! E depois o presidente é o que já se sabe...menos mal que já só faltam 3 meses.
  • lgs
    09 out, 2015 lisboa 19:46
    não sei se reparou mas o programa de governo que venceu foi o da coligação. Se é necessario negociar com o PS ( visto ser o partido com o programa mais semelhante) negoceie-se . Mas não é preciso esta irresponsabilidade que se vê da parte de Antonio Costa.
  • António
    09 out, 2015 Faro 19:21
    Ó ANTÓNIO ...a sua inteligência não atingir mais à frente é uma pena!
  • O Coelho
    09 out, 2015 port 19:09
    Deve pensar que está a negociar com alguém incapaz e incompetente, como lhe fazem a ele quando se subjuga lá fora a todos os ditames que lhe impõem! Se tivesse mais verticalidade nem se sujeitaria a ser incumbido pelo PR de tratar daquilo que ao próprio PR está cometido pela Constituição da Republica! Efectivamente parece que estamos num país de doidos em que os próprios (ir)responsáveis tudo tentam para desvirtuar o regime democrático, atentando contra a própria Constituição, quando juraram cumpri-la! É preciso ter uma latosa, ou seja xico-espertice para vir pedir propostas a alguém com quem pediu para negociar de acordo com o que foi incumbido! Inverte os papéis a seu belo prazer!...Basta de tanta incompetência!
  • António
    09 out, 2015 Faro 18:57
    Ó ANTÓNIO ...a sua inteligência não atingir mais à frente é uma pena!
  • Isto é de doidos...
    09 out, 2015 Lx 18:16
    Então convocam o António Costa para uma reunião e esperam que seja ele a "pedir batatinhas"?. Que paciência para esta gente, que deve pensar que o povo é estupido. Tenham vergonha! A coligação PSD + CDS atingiu apenas 4 pontos percentuais a mais que o PS, no resultado das eleições. Isto significa que, se esses 4% foram contributo do CDS de Paulo Portas, este senhor nem devia abrir a boca, porque esta é uma percentagem demasiado irrisória (considerando o global) para sequer o Paulo Portas poder ter "voto na matéria". Se o CDS, ainda assim, atingiu mais de 4%, dos 36, 83% totais (PAF), isto significa que o PSD fica abaixo do PS, no total das votações. Por isso, respeitem o povo Português! Comecem a apresentar propostas que se vejam, e que vão ao encontro das politicas de esquerda, nas quais a maioria do povo votou. Isto às vezes parecem-me gaiatos, armados em ministros, a brincarem com coisas sérias.
  • ao Alberto Sousa
    09 out, 2015 port 18:12
    Não confunda alhos com bogalhos! É que são situações completamente diferentes! O regime legal das camaras não é o mesmo da legislatura do país que assenta na Constituição da Republica! Leia e informe-se antes de inventar a seu belo prazer! Santa ignorancia!
  • Não brinquem!
    09 out, 2015 Lisboa 17:38
    Os "putos" mimados brincam com o Pais e com o seu Povo! Empurram uns para os outros as responsabilidades, quando eles e os seus partidos são os causadores da miséria em que está Portugal. Haja vergonha e apresentem soluções para o nosso presente e futuro, porque estamos fartos de pagar pela má governação e birras de meninos. E já agora não vendam Portugal!

Destaques V+