Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Retomadas operações na Figueira. Barco está mais próximo da terra

09 out, 2015 - 10:46

Dois pescadores ainda estão desaparecidos. Autoridade Marítima espera concluir esta sexta-feira as operações.

A+ / A-

Já foram retomadas esta sexta-feira de manhã as operações de remoção do arrastão naufragado na Figueira da Foz, depois de se ter conseguido aproximar o barco de terra em 35 metros durante a madrugada, disse o comandante Nuno Leitão.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Autoridade Marítima e comandante do Instituto de Socorros a Náufragos explicou que durante a noite a madrugada "a equipa de salvação marítima esteve a fazer operações de mergulho de forma a conseguir rebocar o arrastão para a zona interior do porto da Figueira da Foz".

"Durante o arco nocturno em que decorreram as operações, até às 3h00, conseguiu-se já movimentar 35 metros o arrastão para dentro da barra. A ideia é posicionar num local para fazer os trabalhos e tornar a barra transitável, já que tem estado fechada", adiantou.

De acordo com o responsável, as operações são retomadas com a perspectiva de que durante as duas marés desta sexta-feira o "problema possa estar resolvido para ver se estão dentro da embarcação as vítimas que ainda estão desaparecidas".

O naufrágio do arrastão Olívia Ribau na terça-feira provocou três mortos, dois pescadores continuam desaparecidos e outros dois foram resgatados com vida.

Na quinta-feira, a empresa de salvação marítima contratada pelo armador pôs o arrastão a flutuar, tendo este rodado e ficado em posição horizontal, embora virado ao contrário.

Um rebocador tentou, por duas vezes, puxar o navio naufragado à entrada da barra da Figueira da Foz para uma zona interior do rio Mondego, junto à chamada praia do Cabedelinho, mas os cabos soltaram-se. Com o aproximar da baixa-mar, a operação foi suspensa, tendo sido retomada pelas 23h00 e terminado pelas 3h00.

Nuno Leitão manifestou ainda a esperança de que os trabalhos de reboque do arrastão fiquem concluídos, mostrando a sua preocupação com as previsões meteorológicas para os próximos dias com "ondulação forte, vento e chuva".

"Vamos correr contra o tempo e aproveitar esta janela de oportunidade", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+