Tempo
|
A+ / A-

Mais de 44.400 alunos vão frequentar ensino superior

09 out, 2015 - 00:03

Há um aumento de 7% face ao ano anterior, revelam os dados da terceira fase de colocação.

A+ / A-

Mais alunos entraram no ensino superior. Mais de 44.400 alunos vão frequentar o ensino superior, o que representa um aumento de 7% face ao ano anterior, revelam os dados da terceira fase de colocação divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Educação.

Dos 4.355 candidatos a um lugar na 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, 1.629 estudantes conseguiram uma colocação nas universidades e politécnicos públicos, este ano.

De acordo com a Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), 4.892 vagas foram levadas a concurso na 3.ª fase, entre as não ocupadas na 1.ª e 2.ª fases e lugares libertados por alunos que mudaram de curso, e sobraram, ainda assim, e apesar do número de candidatos, 3.276 lugares.

No total, universidades e politécnicos viram este ano 88,7% das vagas preenchidas. A contabilização por subsistema indica que as universidades praticamente atingiram o limite da sua capacidade, com 96,7% de vagas ocupadas, e os politécnicos ficaram um pouco abaixo de 90% do seu limite, com 87,8% dos lugares preenchidos.

Mesmo assim, houve muitos cursos que ficaram com vagas por preencher. Destacam-se os politécnicos de Bragança e Tomar onde quase 60% dos lugares não foram preenchidos.

Ciências empresariais, ciências sociais e do comportamento e saúde foram as áreas de estudo que mais alunos colocaram na 3.ª fase. Em termos percentuais agricultura e pescas é a área que menos interesse desperta entre os candidatos a um diploma, com menos de 40% das vagas preenchidas.

Os estudantes colocados devem realizar a matrícula no curso em que ficaram colocados entre esta quinta-feira e dia 13 de Outubro.

Os resultados da 3.ª fase do concurso nacional de acesso estão disponíveis para consulta no portal da DGES.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+