Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sampaio da Nóvoa não desiste de candidatura à Presidência

08 out, 2015 - 18:21 • Carlos Calaveiras

Numa altura em que já se sabe que não vai ter o apoio directo do PS à primeira volta, Sampaio da Nóvoa esclarece que não está “dependente de nada, nem de ninguém."

A+ / A-
Sampaio da Nóvoa não desiste de candidatura à Presidência
Sampaio da Nóvoa não desiste de candidatura à Presidência

António Sampaio da Nóvoa não desiste e mantém-se na corrida presidencial de Janeiro de 2016, mesmo sem o apoio directo do PS à primeira volta e com uma adversária de peso no campo socialista, Maria de Belém.

O antigo reitor da Universidade de Lisboa garante que, depois dos resultados das legislativas de domingo, "ficou mais clara do que nunca a urgência desta candidatura”, até por que “depois das eleições não pode ficar tudo na mesma”.

Portugal precisa de “um Presidente sem preconceitos e sem tabus”, refere Sampaio da Nóvoa. “Nenhum partido deve colocar-se à margem das soluções de governação e todos os votos têm a mesma legitimidade."

"A interpretação dos resultados parece-me clara. Os portugueses manifestaram a vontade de, prudentemente, virar a página da austeridade e de construir políticas de desenvolvimento económico e de justiça social, num quadro de inovação e de defesa do Estado social", afirmou.

O Presidente da República, Cavaco Silva, já falou com Pedro Passos Coelho e deixou implícito que não quer um Governo de coligação à esquerda.

Respondendo indirectamente aos que admitiam que ia desistir da corrida a Belém, Sampaio da Nóvoa reforçou que “quanto mais difíceis são os desafios mais forte é a determinação”.

O candidato independente reafirma que a sua candidatura "não é de esquerda, nem de direita, é dos que estão a favor da República e não dos que se servem dela”.

Numa altura em que já se sabe que não vai ter o apoio directo do PS à primeira volta, como chegou a ser admitido, Sampaio da Nóvoa esclarece que não está “dependente de nada, nem de ninguém. Todos são bem-vindos”.

“Podemos renunciar a tudo, mas não à nossa consciência, aos nossos ideais. Juntos vamos dar nova esperança a Portugal. No final, teremos orgulho no que alcançámos e a serenidade de quem cumpriu a sua missão”, acrescentou o candidato, que tem o apoio de três ex-Presidentes, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

No final de uma declaração sem direito a perguntas, Sampaio da Nóvoa garantiu: "Não quero nada para mim, quero dar tudo por Portugal”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José F.
    09 out, 2015 Pinhel 12:42
    Espero que a este senhor não lhe aconteça o mesmo que aconteceu ao líder do Livre... Que se deixe disso!
  • Ó Costa
    08 out, 2015 Pt 19:20
    Você com o seu comentario nem merece o ar que respira.
  • Obrigado!
    08 out, 2015 St 19:16
    Sou subscritor da sua candidatura com muita honra e espero que saia vitorioso! São precisos Homens de grande valor intelectual à frentre dos destinos de Portugal.
  • cristina moreira
    08 out, 2015 lisboa 18:54
    Pela sua independência e honestidade, que conheço, tem o meu voto
  • António S. Costa
    08 out, 2015 Odivelas 18:52
    Penso que uma grande onda de apoio popular continuará a aumentar em seu redor. A sua postura serena, correcta e bem esclarecedora assim o justificará. Portugal precisa de um Presidente que o represente com dignidade e o prestigie, e em meu entender considero o Senhor Sampaio da Nóvoa a pessoa certa para a missão a que se propõe. Continuará a ter o meu apoio.
  • Costa
    08 out, 2015 Lisboa 18:46
    O Prof. Cavaco Silva pede mais poderes para o presidente o nódoa aproveita . O
  • Ainda bem!
    08 out, 2015 Pt 18:43
    Força Sampaio da Novoa!

Destaques V+