Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado Islâmico divulga vídeo com decapitação de três cristãos

08 out, 2015 - 17:36

Os três homens foram raptados pelo grupo terrorista de várias aldeias junto ao rio Khabour. Mais de 200 pessoas continuam nas mãos dos jihadistas.

A+ / A-

O grupo terrorista Estado Islâmico divulgou esta quinta-feira um vídeo que mostra a decapitação de três homens cristãos.

Os homens estavam entre um grupo de mais de 200 cristãos raptados em duas ocasiões diferentes no durante o ano de 2015, de uma série de aldeias junto ao rio Khabour. O grupo terrorista começou por exigir um resgate de 100 mil dólares por cada um, o que dava um total de cerca de 23 milhões de dólares, mas acabou por diminuir o valor para 14 milhões.

Desde o rapto alguns grupos de cristãos foram libertados, mas sobretudo idosos e não há informação sobre se foram pagos resgates por essas libertações.

No vídeo, que de acordo com especialistas terá sido filmado há cerca de duas semanas, os homens identificam-se como cristãos, dando como nomes Abdulmasih Aniya, Ashur Abraham e Bassam Michael. O narrador do vídeo culpa as igrejas cristãs por não terem feito o suficiente para salvar os seus fiéis.

O caso da decapitação dos três cristãos foi comentado pelo patriarca Inácio Younan, da Igreja Católica Siríaca, que está presente no sínodo sobre a família. O patriarca não hesita em culpar o ocidente pelo que se está a passar.

“O drama que vivem os cristãos no Médio oriente, não se pode descrever. Sentimo-nos esquecidos pelos países ocidentais e, até mesmo, traídos! Porque parece que os governos e administrações destes países ocidentais da América e da União Europeia, só têm políticas de oportunismo económico, esquecendo estas minorias que estão na origem da fé cristã.”

“Por isso, nós, os patriarcas e os homens de Igreja, estamos realmente aflitos com o que está a acontecer às nossas comunidades, sobretudo no Iraque e na Síria; e tentamos que a nossa voz sirva de alarme junto dos poderosos deste mundo, para lhes dizer: basta! É preciso fazer tudo para que a paz e a estabilidade prevaleçam, através de um verdadeiro diálogo de reconciliação”, concluiu o patriarca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+