Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Edgar Silva: Dos púlpitos das igrejas aos comícios da CDU

08 out, 2015 - 15:59 • Redacção, com Lusa

Foi ordenado padre nos anos 80, mas abandonou o sacerdócio para se dedicar à política. Agora, é candidato à presidência da República com o apoio do PCP.

A+ / A-

O candidato do PCP às próximas eleições presidenciais, Edgar Silva, de 53 anos, é membro do Comité Central do partido e deputado na Assembleia Legislativa Regional da Madeira desde 1996. Antes de entrar para a política, contudo, Edgar Silva exerceu o ministério sacerdotal durante muitos anos.

Natural do Funchal, onde nasceu em Setembro de 1962, Edgar Silva partiu em 1980 para o continente, onde frequentou o seminário e fez a licenciatura e o mestrado na área da Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Foi ordenado padre na década de 80.

Em 1998, o anunciado candidato juntava-se ao Partido Comunista e actualmente é também responsável pela organização do partido na Região Autónoma da Madeira.

Em termos autárquicos, Edgar Silva, foi membro da Assembleia Municipal do Funchal e da Assembleia de Freguesia de Santo António, também no concelho do Funchal.

Entre 1987 e 1992, foi professor da Universidade Católica do Funchal e assistente nacional do Movimento Católico de Estudantes.

Mas foi o trabalho no Movimento de Apoio à Criança e da Escola Aberta, que fundou e através do qual denunciou a exploração sexual e o trabalho infantil na região, que lhe conferiu visibilidade. Edgar Silva notabilizou-se na defesa das “crianças das caixinhas”, os menores que pediam esmola na turística cidade do Funchal.

Juntamente com outros jovens sacerdotes da Madeira subscreveu o manifesto “Mais democracia, melhor democracia”, tornado público em Agosto, dois meses antes das eleições regionais de 1992, numa altura em que ainda exercia funções sacerdotais.

O documento terá contribuído para que a Conferência Episcopal Portuguesa nomeasse o sacerdote para o cargo de assistente nacional do Movimento Católico de Estudantes no final de 1993.

Da pena de Edgar Silva e dos mesmos padres, sairia, em 1995, um novo documento – “O futuro pertence à democracia” -, no qual se lia que “no exercício do poder político, ao lado da necessária competência e eficiência, é fundamental a superação de certas tentações, tais como o recurso à deslealdade e à mentira, o desperdício do dinheiro público em vantagem de uns poucos e com miras de clientela”.

O "agitador"

Em 1996, começa a estreitar-se a ligação de Edgar Silva à CDU, culminando, em Outubro desse ano, com a sua candidatura, como independente, às eleições regionais, concorrendo, pela primeira vez, contra o presidente do Executivo madeirense e recandidato ao cargo, Alberto João Jardim, que lhe chamara “agitador”.

Nessas eleições, Edgar Silva consegue o melhor resultado de sempre para a CDU, somando mais um deputado àquele que a coligação já tinha no parlamento regional.

Para Edgar Silva, que se desvincularia mais tarde do ministério sacerdotal e assumiria a liderança do PCP na região, “a política não é um fim”.

Edgar Silva conta também com diversas obras publicadas, entre as quais, "Instrangeiros na Madeira" (2005), "Madeira - Tempo Perdido" (2007), "Os Bichos da Corte da Ogre Usam Máscaras de Riso" (2010), e "Pontes de Mudança - Sociedades Sustentáveis e Solidárias" (2011).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alfredo Pinto
    08 out, 2015 Coimbra 23:04
    É um homem de causas, quem conhecer o seu trajecto quer ligado à igreja quer ligado à luta politica em defesas daqueles que são explorados irá concluir que é um otimo candidato à Assembleia da Republica!

Destaques V+