Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pediu o cartão vitalício de cidadão? Já não existe

08 out, 2015 - 08:48

O Governo explica que a legislação - nacional e internacional - em vigor não permite documentos de identificação sem validade.

A+ / A-

Se pediu o cartão vitalício de cidadão, afinal não o vai receber. O Governo revoga a lei que permitia, desde finais de Julho, que todos os cidadãos com mais de 65 anos requeressem um cartão de cidadão vitalício.

O Executivo explica que a legislação, nacional e internacional, não permite documentos de identificação sem validade.

Desta forma, os milhares de cartões pedidos desde Agosto e que ainda estavam retidos, vão agora começar a ser emitidos, mas com o prazo de validade de cinco anos.

A informação foi avançada à Renascença por Beatriz Fernandes, presidente do Sindicato Nacional de Registos (SNR).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    12 out, 2015 Lisboa 10:47
    Agora é a presidente do sindicato que informa os cidadãos?
  • John
    10 out, 2015 Ericeira 00:22
    Já que não podem emitir o "vitalício", porque não o emitem com validade de 50 anos ??? Será que vão ter que ser renovados ???
  • Mais uma
    08 out, 2015 Pt 19:01
    Incompetencia do ex-governo PSD/CDS! Aliás esta informação do CC vitalicio, foi lançada e prometida em campanha eleitoral. Agora já acabou a campanha, volta atrás. Mas não ficará por aqui. Outras promessas irão ser metidas no saco se a famigerada coligação continuar no poder! Igualzinho a 2011...até quando temos de gramar com esta cambada?
  • Alexandre
    08 out, 2015 Ermesinde 18:34
    Quando em Setembro pedi renovaçao do CC, nao pedi vitalício, pedi apenas renovaçao, disseram que passava a ser "eterno", paguei 15€ demorava cerca de 3 meses.Pensei logo que estava em Portugal( políticos eternos, caros,sem qua- lidade e á espera dos de compreensao nos nossos votos. Isto é Europa?
  • Zé das Medalhas
    08 out, 2015 Amadora 18:03
    O problema do cartão de cidadão é o chip electrónico que permite o acesso a dados e poder dar azo a burlas e esquemas de roubo de identidade no caso de morte não declarada do portador. A renovação findo o prazo de validade diminui este risco. Isso não se põe com o Bilhete de Identidade vitalício, precisamente por não ter o tal chip.
  • Manuel Pires de Lima
    08 out, 2015 Rio Maior 13:21
    Afinal o que é que esta gente anda a fazer para justificar o ordenado? Depois admiram-se quando dizemos aquilo que pensamos !!!
  • VICTOR MARQUES
    08 out, 2015 Matosinhos 12:47
    É lógico! Nós também temos prazo de validade!...
  • Silvio
    08 out, 2015 Esmoriz 12:43
    Mais um roubo para encher os bolsos de alguma gente
  • MARIA GRAÇA
    08 out, 2015 12:29
    Aos 56 anos renovei o BI ficou logo como vitalício hoje tenho 67. Pois é, assim vai ficar. Já sou carta fora do baralho é assim que me sinto (eu como reformada) só os descontos saltam em flexa iguais a quem está no ativo - viva a democracia portuguesa!......
  • Vitor
    08 out, 2015 Lx. 12:18
    Mais uma patacoada legislativa (esta bem graúda) das muitas que temos de aturar!!!! até quando, gaita? Mas andam todos bêbados ou fazem-se? De certeza que é a última, só pode, aliás o Dr. Tiago Guerreiro explicitou isso claramente num programa de TVI, ninguém se entende!!!

Destaques V+